7º Congresso apóia libertação dos 5 Cubanos presos nos EUA

Moção de apoio à Liberdade para os 5 Cubanos


Os delegados e delegadas presentes ao 7º Congresso da Fenafar se manifestam em defesa da liberdade para os 5 Cubanos – Gerardo Hernández, René González, Tony Guerrero, Fernando González e Ramón Labañino – presos acusados de terrorismo pelos Estados Unidos.

Os 5 Cubanos integravam a Rede Vespa, composta por militantes que foram aos Estados Unidos para defender seu país e seu governo contra os ataques de grupos anticastristas.

Depois de um longo e controverso julgamento realizado na cidade de Miami – que é majoritariamente anticastrista —, os cinco cubanos acabaram condenados pelo júri popular em 2001. Recentemente, em outubro de 2011, René González foi o primeiro cubano a deixar a prisão federal de segurança máxima, após 13 anos encarcerado. Entretanto, sua sentença o obriga a permanecer em solo norte-americano sob liberdade assistida por um período de três anos.

Comitês de Solidariedade aos 5 Cubanos se multiplicam pelo mundo. E a Fenafar se soma a esta solidariedade em prol da Justiça e da Paz.

Pela libertação dos Cinco Heróis Cubanos!

Pelo fim do bloqueio a Cuba!

Florianópolis, 11 de agosto de 2012