Sinfarmig conquista vaga no Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais

Um importante avanço para os farmacêuticos pode ser comemorado pela categoria a partir de agora. Após anos de diálogo, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais – SINFARMIG finalmente conquistou o direito de compor o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). Os farmacêuticos passam a ser representados pelo Sindicato que ocupa a vaga de suplente no Conselho. Atualmente o cargo efetivo é do CRF/MG.

Na avaliação do diretor do Sinfarmig, Nivaldo Júnior, a presença do Sinfarmig no (CES/MG) é de fundamental importância porque é um espaço deliberativo e permanente do SUS. “É no Conselho que há a efetivação do Controle social, onde profissionais de saúde, gestores e usuários discutem e deliberam sobre as políticas de saúde do estado e com certeza vamos poder participar mais de perto e engrossar as lutas da categoria”. Nivaldo Júnior explica que a vaga no CES/MG permitirá aos farmacêuticos trabalharem em prol de um SUS cada vez mais democrático, humanizado e equânime.

Os conselhos de saúde pela Lei Nº 8.142/90 garantem a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles são responsáveis também pela formulação de estratégias, diretrizes e controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Além disso, o CES/MG contribui para a organização da saúde no Estado, recomendando a adoção de critérios que garantam qualidade na prestação de serviços de saúde e fiscalizando o desenvolvimento dessas ações.

Fonte: Sinfarmig