Sinfarmig elege nova diretoria para gestão 2022-2024

A chapa única foi eleita com 99% dos votos dos participantes da eleição. Entre os desafios para a nova gestão está a luta pela sobrevivência do sindicato e da união da catgoria para impedir a retirada de de direitos.

As eleições ocorreram ainda na forma presencial e com votos pelo correio. No entanto, explica o diretor da Fenafar e do Sinfarmig, Rilke Novato Públio, “desde o ano passado (2020) em função da Pandemia do Covid-19, realizamos todas as nossas assembléias por via remota, o que possibilitou que divulgássemos e convocássemos os farmacêuticos e farmacêuticas a participarem do Processo de eleições. Nas próximas eleições certamente adotaremos o modelo de votação online, possibilitando maior participação da categoria”.

Ao ser questionado sobre os principais desafios para a próxima gestão, Rilke destaca que “de modo geral, face aos ataques perpetrados desde o desgoverno Temer e aprofundado pelo desgoverno Bolsonaro, os sindicatos estão lutando para sobreviver, para manterem-se vivos. Neste momento, o desafio, da sobrevivência nos impõe que sejamos criativos, resilientes, que tenhamos forças suficientes para fazer a travessia nesse ‘mar revolto e cheio de tubarões’ que querem acabar com os sindicatos”.

Outro grande desafio importante e urgente elencado por Rilke é a sensibilização da categoria farmacêutica. “Mostrar aos colegas que, neste momento em que os sindicatos estão fragilizados, quando direitos trabalhistas conquistados a duras penas são negados, os sindicatos são cada vez mais necessários. Essa defesa de direitos e conquistas se faz de forma coletiva. Individualmente ficamos fragilizados e é exatamente o que o patrão quer, pois aí não existe negociação, somente imposição, ou seja, é a barbárie nas relações de trabalho. Neste período de tantas perdas e de um governo fascista, sindicatos fortes são imprescindíveis”, destacou.  

A lista dos integrantes da nova diretoria

A nova composição da chapa teve uma renovação de quase 50%. Do total de dezesseis integrantes, sete não faziam parte da atual gestão. E destes sete, cinco estão sendo eleitos pela primeira vez para uma gestão do sindicato. 

A Diretoria do Sinfarmig tem uma composição colegiada de diretores onde todos estão num mesmo patamar decisório e de participação. 

A diretoria que assume a partir de janeiro de 2022 com mandato até dezembro de 2024, está composta da seguinte forma:

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Secretaria de Administração e Finanças

Efetivos:
– Junia Dark Vieira Lélis Ligório
– Lisiane da Silveira Ev
– Rilke Novato Públio

Suplente:

– Sebastião Fortunato de Faria Filho

 

 

Secretaria de Organização Política


Efetivos:

– Celso Carmo de Jesus
– Maria Helena Braga

 

 

 

Secretaria de Admi de Comunicação, Cultura e Assuntos Sociais

Efetivos:
– Gean Lucas de Araújo Alves
– Romy Maressa Lara da Silva

Suplente:

– Ramon Francesco de Araújo Peixoto

 

 

Conselho Fiscal

Efetivos:
– Sandra Quintão Brant
– Denison de Souza Silveira 

Representantes Regionais

– Regional Sul de Minas:  Paulo Henrique Pazotti
– Regional Centro-Oeste: Paulo Feliz de Almeida Pena
– Regional Zona da Mata: Valéria Silva Dibo
– Regional Vale do Aço: Adriana dos Santos