Fenafar reforça a luta por valorização do trabalho farmacêutico no SUS  

Nos dias 19 e 20 de maio, a Fenafar participou de mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), espaço estratégico de diálogo entre trabalhadores e gestão do Sistema Único de Saúde. A reunião resultou em importantes encaminhamentos em defesa dos direitos e da valorização do trabalho farmacêutico e das trabalhadoras e trabalhadores da saúde pública brasileira. 

Principais encaminhamentos: 

Calendário da MNNP-SUS e criação de novo GT de Emergências Sanitárias 

Foi aprovado o calendário das reuniões da mesa e dos grupos de trabalho (GTs). Um dos destaques foi a criação do GT de Emergências Sanitárias, uma proposta apresentada pela Fenafar ainda em 2024, que visa aprimorar os protocolos de resposta e a proteção dos profissionais em cenários de emergências sanitárias. 

Prioridade ao Plano de Carreira no SUS 

A valorização profissional foi tratada com prioridade. Foi entregue à mesa a Proposta de Carreira no âmbito do SUS, elaborada pela Comissão de Desenvolvimento de Pessoas da Carreira da Área da Saúde no SUS (CDEPCA/SUS). A proposta será debatida e aprofundada tanto na bancada sindical como na plenária geral da MNNP-SUS. 

Entre os encaminhamentos consensuados entre as bancadas da gestão e sindical estão: 

Realização de reuniões dos GTs focadas exclusivamente no tema do plano de carreira; 

Solicitação de audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar da proposta e cobrar o comprometimento institucional do MS; 

Mobilização sindical para realizar, com recursos próprios, uma agenda nacional em Brasília, com visitas aos gabinetes de parlamentares e articulação com o Congresso Nacional. 

Combate à precarização do trabalho 

A pauta das terceirizações e da “pejotização” dos vínculos de trabalho foi discutida como um dos principais desafios enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores do SUS. A Fenafar defendeu a necessidade urgente de retomar o debate sobre vínculos estáveis, concursos públicos e condições dignas de trabalho. 

Apoio à criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do SUS 

A reunião também apoiou fortemente a iniciativa dos deputados federais Jorge Solla (PT-BA) e Alice Portugal (PCdoB-BA) para formalizar a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do SUS. 

A Fenafar conclama todas as entidades e lideranças sindicais a mobilizarem os(as) deputados(as) e senadores(as) de seus estados para aderirem à Frente! 

Para que os(as) Deputados(as) Federais é preciso que assinem escaneando o QR Code do card e preencham o formulário. 

Para os(as) Senadores(as), é necessário imprimir e preencher o formulário disponível aqui:  Formulário de adesão dos senadores(as) 

📋 Veja quem já assinou a Frente: 
🔗 Lista de adesões atualizada