Projeto Safety UEL traz informações sobre evolução da Pandemia

Organizado por professores, pós-graduados, e estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina, o Projeto Safey disponibiliza boletins informatizamos sobre a Covid-19, mapas da vacinação pelo mundo, rodas de conversa e outros materiais sobre a Pandemia no mundo, Brasil e regiões de saúde do Paraná e esclarecer dúvidas.

 

 

O projeto é coordenado pela professora Dra. Marselle N. de Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva da UEL e conta com professores, doutores, mestrandos, residentes e graduandos de de outras unidades como Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

Todas essas informações podem ser encontras na página do projeto na web. 

Primeiro boletim de 2021

O primeiro boletim divulgado em 2021 está dividido em quatro seções: 1) situação epidemiológica, 2) notícias da semana, 3) dica safety e 4) leitura recomendada.

A seção 1 traz o compilado da situação epidemiológica no mundo e américas, bem como a situação no Brasil por unidades da federação. Também tem informações detalhadas da situação da COVID-19 no estado do Paraná, por regionais de saúde, e a cidade de Londrina.

A seção 2 se refere a quatro notícias da semana. A primeira é sobre as variantes do novo coronavírus. A segunda é o ritmo lento da vacinação no Brasil e o risco de aprofundamento da crise global em função do acesso desigual às vacinas. A terceira trata das vacinas no Amazonas, especialmente a vacinação das populações ribeirinhas e a criação do Fundo Epidemiológico destinado ao socorro dos estados que mais necessitarem de doses em situações de escassez e dificuldade. A quarta é sobre a avaliação de muito alto risco em Londrina e o retorno imediato as aulas.

Na seção 3, a Dica Safety traz 1) informações sobre as mascaras de tecido, 2) trechos da nota orientativa acerca das medidas de prevenção e controle da disseminação das variantes do SARS-CoV-2 e 3) orientação sobre notificação de reação pós-vacinação.

Na seção 4, a Leitura Recomendada traz a cartilha intitulada “O SUS e a efetivação do Direito Humano à Saúde”