Sinfarmig rejeita primeira proposta do Sincofarma na busca de mais avanços

Na última quinta-feira, 06/04, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) iniciou as negociações coletivas da Campanha Salarial 2017 para os farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos.

Na primeira reunião o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sincofarma/MG), ofereceu proposta de reajuste salarial de 4,7% correspondente ao INPC acumulado no período de 1º de março de 2016 até 28 de fevereiro de 2017.

Entretanto, a diretoria do Sinfarmig defendeu que o farmacêutico deve ter um aumento no salário (ganho real) e não só reposição das perdas inflacionárias. A diretora do Sinfarmig, Junia Lelis, alegou que dados da IMS Health divulgado pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) mostram que mercado farmacêutico movimentou R$ 85,35 bilhões em 2016 com vendas realizadas somente em drogarias jogando por terra o argumento da crise.

A entidade sindical solicitou nova rodada de negociações aos empresários com o intuito de avançar mais no reajuste. Uma nova reunião ficou agendada para dia 19/04, às 10 horas.

A diretoria do Sinfarmig, juntamente com a assessoria jurídica da entidade, havia solicitado avanços na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) além do reajuste no Piso Salarial. Só para se ter uma ideia a pauta de reivindicações construída pelos farmacêuticos em Assembleia no dia 31/01 conta com mais 40 cláusulas.

Por estar num momento crucial da campanha, a entidade sindical convoca toda a categoria a participar das reuniões de negociação. “A participação de cada um é fundamental para avançarmos e garantirmos nossos direitos”.

Serviço:
2 ª Reunião de Farmácias, Drogarias e Distribuidoras – CCT 2017
Data: 19/04/2017
Local: Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561 – Centro – BH/MG)
Horário: 10h

Fonte: Sinfarmig