Em evento da CNTU, diretor da Fenafar receberá prêmio Personalidade Profissional

10ª Jornada Brasil Inteligente: O País que se prepara para o Bicentenário promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados acontece no dia 2 de dezembro, em São Paulo, e pretende sinalizar ações que contribuam ao desenvolvimento social e econômico do Brasil. No evento será realizada a solenidade de premiação as lideranças profissionais indicadas pelas federações e pela diretoria da Confederação. Neste ano Rilke Novato Púbio, diretor de Relações Institucionais da Fenafar, receberá o prêmio pela profissão farmacêutica.

 

Com o evento, a CNTU marca o encerramento de suas as atividades em 2016. A atividade começa com o lançamento da quinta edição da revista Brasil Inteligente, um empreendimento cultural da entidade que reúne as suas realizações, ideias, projetos e as diversas ações e campanhas. O material é realizado a partir da participação das federações e sindicatos filiados à Confederação, como economistas, engenheiros, farmacêuticos, nutricionistas, odontologistas, bem como de seu Conselho Consultivo. O presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, assina artigo na revista sobre os ataques aos direitos sociais e, em particular, à Saúde.

1.000 Cabeças

Na sequência, às 17h30, acontece a 10ª Plenária do Conselho Consultivo, o Conselho das 1.000 Cabeças, dando posse aos novos conselheiros, membros efetivos, lideranças que têm atuação importante na vida social e nas áreas do conhecimento, da educação, da cultura e do sindicalismo.

A CNTU trabalha a ideia e iniciativa de fazer um filme sobre o projeto Brasil 2022, com a direção do cineasta e documentarista Silvio Tender. Ele estará presente à plenária, como conselheiro consultivo que é da CNTU, participando da conversa, levantando sugestões para esse projeto. A ideia inicial que seja um filme que produza informação e formação de cidadania democrática e de desenvolvimento do país em cada lugar que possa atuar em favor do equilíbrio social, cultural, ambiental, político e econômico.

Prêmio Personalidade Profissional – 2016

A partir das 19h, será realizada a solenidade de celebração ao trabalho, ao conhecimento, à inteligência e ao engajamento social fortalecendo nosso projeto de democracia e desenvolvimento nacionais. Trata-se do já consagrado Prêmio Personalidade Profissional da CNTU, que confere seis prêmios anualmente a lideranças indicadas pelas federações e pela diretoria da Confederação. Confira os agraciados deste ano:

Farmácia

Rilke Novato Públio

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica e em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância Sanitária, é mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), atualmente é superintendente de Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais.

Economia

Fernanda de Lima

Economista formada pela Universidade de São Paulo (USP). Recebeu o prêmio “Economia Brasil” por seu trabalho de graduação “Hiperinflação no Brasil – uma abordagem econométrica”. É bacharel em Estatística pela mesma instituição. Presidente e sócio-controladora da Gradual Investimentos, foi a primeira mulher a comandar uma corretora de valores mobiliários desse porte. Reúne 25 anos de experiência no mercado de capitais no Brasil, EUA e Europa. Uma das pioneiras na atuação em prol da educação financeira da população em geral, em 2007 publicou o livro “Viva melhor sabendo planejar suas finanças”. Em 2009 lançou o projeto “Dela”, voltado à capacitação financeira das mulheres.

Engenharia

Ricardo Maranhão

Engenheiro mecânico com especialização em Engenharia do Petróleo. Foi deputado federal e vereador no Rio de Janeiro. Ex-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), atualmente é conselheiro dessa entidade. Ocupa também esse cargo na CNTU e no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, sendo que nesse último foi vice-presidente. Engenheiro da Petrobras por 30 anos, foi chefe de setor, de divisão, adjunto e de obras; assistente da Superintendência do Serviço de Engenharia e assessor da Presidência da companhia. Tem larga trajetória em defesa da empresa pública e do interesse nacional.

Nutrição

Ana Paula Bortoletto

Graduada em Nutrição, é mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora em alimentos no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da USP, atuou como consultora na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2008 e 2009.

Odontologia

Volnei Garrafa

Odontologista formado pela Universidade Católica de Porto Alegre, é mestre em Estomatologia/Cancerologia Oral pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Ciências e pós-doutor em Bioética. É professor titular da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) desde 1974. Na instituição, coordena o Programa de Pós-graduação em Bioética e o Grupo de Estudos e Investigação em Bioética, do qual foi fundador.Tem cerca de 205 artigos científicos publicados, 21 livros e 82 capítulos. Ocupou diversos cargos em comitês e entidades da área de bioética, sendo fundador e primeiro presidente da Red-Latinoamericana y del Caribe de Bioética de la Unesco (RedBioética).

Interesse público

Silvio Tendler

Formado em História pela Universidade de Paris VII, mestre em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Sorbonne, tem especialização em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais pelo Musée Guimet. É professor do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Em 35 anos de atuação com a produtora Caliban e 48 anos de cinema, produziu e dirigiu mais de 70 filmes, além de 12 séries. Possui as três maiores bilheterias do documentário brasileiro e mais de sessenta prêmios. Seu acervo particular de imagens reúne mais de 80 mil títulos sobre a história do Brasil e do mundo dos últimos 60 anos, sendo, possivelmente, um dos maiores do gênero no País.

Da redação com informações da CNTU