Ministério lança livro sobre Uso Racional de Medicamentos

Publicação traz um relatório do trabalho desenvolvido pelo Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) criado em 2007. A Fenafar integra o Comitê e participa ativamente dos debates e do processo que resultou neste relatório.

 

 

O uso racional de medicamentos está entre os objetivos e diretrizes da Política Nacional de Medicamentos e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

Como mostra a apresentação do livro, o assunto tem ganhado visibilidade no Brasil e no mundo, que demanda a existência de informações produzidas sobre medicamentos de forma independente sem conflitos de interesse e pautada na imparcialidade como subsídio para a promoção do uso racional de medicamentos em todas as esferas do governo e da sociedade civil.

Além das questões relacionadas à falta de acesso ao medicamento, os debates realizados dentro do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, instância consultiva instituída no âmbito do Ministério da Saúde, apontam para a necessidade de realização de ações que objetivem conter os abusos relacionados ao uso de medicamentos.

Um dos caminhos para isso é o estabelecimento de recomendações e estratégias, que estão descritas ao longo do relatório.

Da redação
Publicado em 14/03/2019