Município do Piauí aprova lei criando piso salarial farmacêutico

O prefeito do município de Simplicio Mendes no estado do Piauí, Márcio José Pinheiro Moura, sancionou uma lei municipal, aprovada pela câmara de vereadores, criando o piso salarial dos farmacêuticos no município. A lei foi publicada no diário oficial no início de abril deste ano. 

A lei municipal aprovada tem como base a Lei nº 7.347, de 24/01/20 que dispões sobre o piso salarial farmacêutico no âmbito do estado do Piauí e prevê três faixas de piso de acordo com a carga horária, ou seja, 20, 30 ou 40 horas semanais.  

Ainda de acordo com a lei aprovada, o reajuste do piso salarial é anual, sempre no dia primeiro dia de janeiro pela variação acumulada do Índice Nacional de Preço ao Consumidor. 

O presidente do Sinfarpi, Ulisses Nogueira de Aguiar, comemorou a nova lei, considerando que ela reforça a pressão pela aprovação de um piso para os farmacêuticos com abrangência nacional. 

Para o presidente da Fenafar, a nova lei reforça a necessidade de garantirmos através de pisos salarias a dignidades dos profissionais da saúde que tanto fazem pela população Brasileira, em especial os farmacêuticos que são os mais próximos dos cidadãos e cidadãs e primeiros a serem procurados em caso de algum problema de saúde.