CNS participará de Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social em Salvador

De 10 a 12 de março, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai participar do Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social, em Salvador (BA).  Debates que analisam a atual conjuntura das políticas de saúde no Brasil fazem parte da programação. O evento é aberto ao público e acontecerá na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social é um espaço integrado ao Fórum Social Mundial, que acontecerá em seguida, de 13 a 17 de março, também em Salvador.  O objetivo de pensar um fórum específico para a temática da Saúde e Seguridade Social é abrir espaço para o diálogo com a sociedade civil em todo o mundo que esteja comprometida com a luta pelo direito humano à saúde e contra a mercantilização das políticas públicas da área.

No dia 10 às 11h, o CNS vai participar de debate sobre o “Desenvolvimento como Justiça Social e Ambiental e como Radicalidade Democrática para Comunidades Territoriais e Disputa entre Sociedade, Política e Estado”. Também participam da discussão representantes de instituições como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Congresso Internacional de Serviços Públicos de Genebra.

No dia 11 às 11h, o debate abordará questões ligadas a financiamento em saúde com o tema “Desafios para um financiamento das Políticas de Saúde e das Proteções Sociais”. Além da Comissão de Orçamento e Finanças do CNS, representantes da própria UFBA vão participar das discussões.

Dia 12 às 9h, o presidente do CNS, Ronald dos Santos, apresentará “Formais atuais de luta: a experiência do CNS e a construção do Controle Social no Brasil”. Às tarde (horário a confirmar), CNS estará presente em um debate importante para o controle social. “A Participação Social em Saúde: avanços, potenciais e falências na experiência brasileira”. Representantes de entidades da Argentina, Bolívia e Colômbia vão participar da roda de conversa.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

10/03 – 11h

Painel – Desenvolvimento como Justiça Social e Ambiental e como Radicalidade Democrática para Comunidades Territoriais e Disputa entre Sociedade, Política e Estado

• Felix Rosemberg – Palacio Itaborai FIOCRUZ
• Fernando Pigatto – CNS
• Baba Aye – ISP Genebra
• Representante das centrais sindicais brasileiras
• Action Aid

11/03 – 11h

Painel – Desafios para um financiamento das Políticas de Saúde e das Proteções Sociais

• Wanderley Gomes da Silva – CNS
• Luis Eugenio – UFBA
• Representante da Argentina

12/03

9h

Painel – Formas atuais de luta e perspectivas de futuro: a  experiência do CNS e a construção do Controle Social no Brasil

A experiencia do CNS e a construcao do controle social em saude no Brasil

• Ronald Ferreira dos Santos – CNS

Tarde (horário a confirmar)

Painel – A participacao social em saúde: avanços, potenciais e falências na experiência brasileira.

• CNS, UFBA, Argentina , Bolivia e Colombia
• Representante CNS

Mais informações

O quê: Participação do CNS no Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social
Quando: 10 a 12 de março.
Onde: Campus Canela Universidade Federal da Bahia

Informações: www.fsms.org.br

Fonte: SUSConecta