Congresso Rede Unida denuncia cortes no SUS

Os congressistas presentes no 13º Congresso da Rede Unida aprovaram resolução na plenária final denunciando os cortes de recursos para o Sistema Único de Saúde. Leia abaixo na íntegra:

 

 

O 13º Congresso da Rede Unida realizado em Manaus, de 30/05 a 02/06, vem a público denunciar o corte de investimentos do SUS, e outros programas sociais, com o objetivo de cobrir o déficit orçamentário decorrente de subsídios concedidos pelo governo federal para redução do preço do óleo Diesel. Preços estes majorados em uma política equivocada da Petrobrás e o governo brasileiro, que tem como objetivo remunerar de forma exorbitante os acionistas privados da estatal do petróleo, levando a cabo a política do atual governo, de entrega do petróleo brasileiro, impondo enorme prejuízo à população.

Denunciamos mais este ataque ao patrimônio do povo brasileiro. Originalmente os recursos gerados pelo pré-sal, seriam destinados a programas de saúde e educação. A inversão desta política é mais uma ação deste governo que coloca em risco o que tem sido a maior conquista a Constituição Federal, o Sistema Único de Saúde. Atrás das ações de destruição do SUS, há uma legião de pessoas necessitadas de cuidados à saúde.

O governo Temer promove um “holocausto 2.0”, onde se promove a morte silenciosa, por políticas restritivas de acesso a serviços de saúde, se deixa morrer. É contra este crime de “lesa humanidade” empreendemos todas nossas energias. É preciso restaurar o ideário generoso as política de saúde no Brasil.

Exigimos que o governo federal revogue os cortes do Sistema Único de Saúde, e volte a fazer os investimentos necessários ao pleno funcionamento do SUS. Continuamos lutando fortemente contra a EC95, que congelou os gastos públicos.

Fonte: SUSConecta
Publicado em 05/06/2018