Ao completar 41 anos, Sindifars propõe debate sobre SUS

Para celebrar os 41 anos de fundação do Sindifars, a entidade realizou importante debate sobre a construção do Sistema Único de Saúde, no Hotel Embaixador, centro da capital, nesta quarta-feira (27/7).

 

A farmacêutica e vereadora de Porto Alegre, Jussara Cony, analisou os 30 anos de construção do SUS a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde até a 15ª, que ocorreu no ano passado. Segundo Jussara, o Sistema emprega 10 milhões de pessoas e auxilia no desenvolvimento econômico e social.

“A vigilância sanitária atua de maneira direta na integração social. Não há saúde sem creches, sem alimentação decente, sem dignidade. Discutir o SUS é discutir o nosso cotidiano. Precisamos honrar o SUS e o que nossos ancestrais fizeram para construí-lo”. Para finalizar, a vereadora afirmou: “Ser farmacêutico passa por provações diárias e tem papel estratégico na luta por melhorias na saúde”.

A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Mirtha Zenker, disse em sua fala que o desmonte do SUS é uma estratégia nacional. “O que está acontecendo no Grupo Hospitalar Conceição é micro de uma situação macro”. A conselheira alertou ainda que muitas pessoas pensam que não usam o SUS porque tem plano de saúde privado, mas desconhecem que o Sistema está ligado a situações cotidianas como, por exemplo, alimentação em restaurantes.

Também participaram da mesa da atividade, o presidente do Sindifars, Masurquede Coimbra, que coordenou o debate e a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Célia Chaves, que defendeu a manutenção da democracia como uma estratégia direta de defesa do SUS.

Fonte: Sindifars