Escola Nacional dos Farmacêuticos tem nova coordenação

Tomou posse, no dia 28 de agosto, a nova diretoria da Escola Nacional dos Farmacêuticos. As eleições ocorreram dia 16 de agosto e contou com a participação de 25% dos farmacêuticos filiados. A chapa única “Educação Farmacêutica: Resistir é Preciso!” foi eleita para conduzir a escola para o triênio 2019-2022. A farmacêutica Silvana Nair Leite foi reconeduzida na coordenação geral da Escola.

Fundada em 27 de novembro de 1998, a Escola Nacional dos Farmacêuticos  tem como ideal “o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio”.

E com base neste ideal a Escola tem buscado nos últimos anos colocar a formação a serviço da sociedade, atuou em várias frentes juntamente com a Federação Nacional dos Farmacêuticos, sendo entre outras, o debate sobre a formação da força de trabalho farmacêutica no Brasil, as velhas e novas diretrizes curriculares e a educação a distância, organizou atividades junto ao controle social da saúde para debater e avaliar a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, bem como a Política de Ciência e Tecnologia e Inovação em Saúde. Tais debates se deram durante os encontros preparatórios do 8º Simpósio Nacional e para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

O compromisso desta Chapa é dar continuidade ao trabalho desenvolvido até o momento e resistir aos ataques que a educação como um todo sofre neste momento. Vamos defender, juntamente com outras entidades da profissão, o Sistema Único de Saúde, público e universal.

Os membros da chapa “Educação Farmacêutica: Resistir é Preciso!” têm vasta experiência no ensino, na pesquisa e na extensão na educação farmacêutica em instituições de ensino públicas e privadas. Participaram ativamente na elaboração e aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Participam de fóruns de discussão da educação farmacêutica e do trabalho farmacêutico em integração com entidades como Associação Brasileira de Educação Farmacêutica, Federação Nacional dos Farmacêuticos e sindicatos farmacêuticos. Integram o pleno e comissões de conselhos municipais, estaduais e do Conselho Nacional de Saúde.

Conheça a nova Coordenação:

Coordenadora Geral: Silvana Nair Leite Contezini – SC
Coordenadora Adjunto: Maria Helena Braga – MG
Coordenadora de Finanças: Maria Maruza Carlesso – ES
Coordenadora de Comunicação: Círia Vieira Barbosa – AL
Coordenadora de Projetos: Fernanda Manzini – SC
Coordenador de Eventos: Luciano Mamede de Freitas Junior – MA
Coordenador Técnico: Clóvis de Santana Reis – BA

SUPLENTES

1º Suplente: Diego Gnatta – RS
2º Suplente: Ataide Donisete Martins – DF

CONSELHO FISCAL – Titulares

Marselle Nobre de Carvalho – PR
Maria Fâni Dolabela – PA
Priscila Vautier – SP

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

Allan Kardec de Lima – PR
Mercia Pandolfo Provin – GO