Sindicato dos Hospitais de Minas Gerais reassume negociação e avalia piso salarial para farmacêuticos hospitalares

Mais uma reunião de negociação coletiva foi realizada nesta segunda-feira, 08/05, entre o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e o Sindicato dos Hospitais Clínicas e Casa de Saúde de Minas – Sindhomg na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE) . Também compareceram os 15 hospitais que foram denunciados pelo Sinfarmig por praticarem ilegalmente a jornada 12×36. A partir de agora a mediação não tratará somente da jornada 12X36, mas de toda a pauta de reivindicação dos farmacêuticos hospitalares (incluindo a Campanha Salarial 2016/2017).

 

Os representantes patronais pediram prazo até dia 23/05, quando realizarão uma Assembleia Geral Extraordinária para avaliarem um piso salarial para os farmacêuticos hospitalares entre outras reivindicações feitas pelo Sinfarmig. Em troca os patrões pretendem legalizar a jornada 12×36 em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O descumprimento de legislação trabalhista, súmula 444 do Tribunal Superior do Trabalho – TRT vem sendo motivo de mediação.

O Sinfarmig alertou sobre a urgência em resolver as pendências e ter um acordo para legalizar a jornada 12X36. O Sindicato patronal se comprometeu em apresentar uma proposta na próxima reunião dia 24/05, às 8h, após a Assembleia do Sindhomg com representantes de todos os hospitais do Estado.

A CCT existente entre o Sinfarmig e a entidade patronal não possui cláusula sobre a jornada 12×36. Sendo assim, os Hospitais que contratam farmacêuticos para esta escala deverão aderir ao acordo coletivo com o Sinfarmig. Sem este instrumento as instituições de saúde não estão autorizadas a exigir do empregado este regime.

O Sinfarmig lembrou que está pendente o reajuste salarial para os farmacêuticos hospitalares desde junho de 2016 e que as decisões tomadas deverão ser retroativas a esta data.

Serviço:

Reunião: Sindhomg e hospitais denunciados com Sinfarmig

Data: 24/05
Horário: 8h
Local: SRTE – Rua dos Tamoios, 596 – Centro – Belo Horizonte

Fonte:Sinfarmig