Sindifac: Exposição foca Uso Racional do Medicamento

O Sindicato dos Farmacêuticos do Acre realiza nesta semana (entre 21 e 26/06) uma exposição sobre o Uso Racional do Medicamento no hall do Via Verde Shopping. O evento tem o objetivo de levantar a discussão com a população sobre os riscos da automedicação e a importância do farmacêutico para orientar o uso correto dos medicamentos.

Automedicação e Uso Racional de Medicamentos

A automedicação é uma prática cultural de 76,4% dos brasileiros, segundo dados da pesquisa do ICTQ de 2014. Esta parcela da população nem sempre procura um médico ou um farmacêutico para consumir medicamentos e acabam ingerindo fármacos indicados pela família, amigos e vizinhos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais de 50% dos pacientes os usam incorretamente. O uso abusivo, insuficiente ou inadequado de medicamentos lesa a população e desperdiça os recursos públicos.

Medicamentos racionalmente selecionados e usados propiciam benefícios individuais, institucionais e nacionais. Para o usuário, a escolha racional proporciona mais garantia de benefício terapêutico (eficácia e segurança) a menor custo, contribuindo para a integralidade do cuidado à saúde.

Esta exposição mostra para você, através de uma mensagem humorística e ao mesmo tempo educativa quais são os cuidados essenciais no consumo de medicamentos. Observe a frente e o verso de cada painel e divirta-se com as charges que ilustram esta mostra cultural.

A atividade conta com o apoio da Federação Nacional dos Farmacêuticos e do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós – Graduação para o Mercado Farmacêutico.

Da redação com informações do Sidifac