Conselho de Representantes da Fenafar define ações e atividades para o triênio 2023/2025

Os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar,  estiveram reunidos nos dias 09 e 10 de dezembro no auditório do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo. A reunião do Conselho de Representantes (CR) discutiu e deliberou sobre questões importantes para a categoria e para a população brasileira. Também foram discutidas as ações e atividades da diretoria para o triênio 2023/2025 que serão oportunamente divulgadas. 

“Este é o primeiro Conselho de Representantes da gestão da qual estou como presidente, motivo de muito orgulho e responsabilidade. Todos os sindicatos filiados estão reunidos para discutir a defesa dos trabalhadores e as necessidades de saúde da nossa população.” destacou o presidente da Fenafar, Fábio Basílio.

Veja as fotos Reunião do Conselho de Representantes da Fenafar | Flickr

Os debates contemplaram análises da atual conjuntura nacional, sobre as finanças e a organização da federação e dos sindicatos, sobre a comunicação sindical, e a atuação institucional das entidades e também sobre a centralidade da luta pelo piso salarial nacional dos Farmacêuticos em tramitação na Câmara dos Deputados.

Ao analisar quais são os impactos no mundo do trabalho e nas relações sindicais a partir da vitória do novo governo, os participantes destacaram aspectos importantes que voltam a ter relevância, já durante este período de transição.

É consenso entre os dirigentes que o novo governo, que assume em 2023, recoloca na pauta da saúde temas que tinham sido negligenciados pelo atual governo como por exemplo: a revisão da reforma trabalhista que retirou direitos dos trabalhadores, a retomada urgente das campanhas nacionais de vacinação, a recomposição do orçamento do Programa Farmácia Popular, a questão da patente e o incentivo à produção nacional de medicamentos.  

Durante os debates, duas pesquisas foram apresentadas, uma sobre a situação administrativa e outra sobre a comunicação dos sindicatos. Ambos os resultados serviram como referência para a tomada de decisões e para o planejamento das ações futuras. 

Na sexta à noite, uma palestra com o Oficial Nacional de Geração e Análise de Dados para a Promoção do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho, OIT/Brasil, José Ribeiro, discutiu o assédio e a saúde mental no trabalho farmacêutico. A atividade foi transmitida pelo youtube da Fenafar e está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MNbL9Qnxc0g 

Oportunamente, foi assinado um acordo de cooperação entre a Fenafar e a OIT/Brasil para troca de dados e informações sobre a atividade profissional do farmacêutico. De acordo com o presidente, Fábio Basílio, “Esse documento é importante para o acesso e liberação de dados sobre condições de trabalho, remuneração e adoecimento dos farmacêuticos por causa do trabalho, uma parceria muito valiosa na luta e na garantia de melhores condições de trabalho para os farmacêuticos no país.”

Planejamento

No segundo dia de atividades os participantes dividiram-se em grupos para discutir as diretrizes aprovadas no 10º Congresso da Fenafar realizado em Salvador e planejar as ações e atividades da diretoria para o triênio 2023/2025. A Federação vai divulgar oportunamente as ações sobre a organização sindical, campanhas, projetos de lei, luta pelo piso salarial nacional e agenda de reuniões.

Josemar Sehnem – Redação Fenafar