HCPA: trabalhadores aprovam estado de greve no Estado

Nesta terça-feira (14/6), aconteceu ato unitário dos sindicatos que representam diversas categorias de trabalhadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), entre elas, farmacêuticos, assistentes sociais, engenheiros, enfermeiros, médicos, biólogos, fonoaudiólogos, radiologistas, psicólogos, secretárias e odontologistas. O principal objetivo da manifestação era denunciar à sociedade que transitava pelo saguão do hospital o descaso com que a gestão do Clínicas trata seus funcionários ao não repor de maneira justa o vale-alimentação.

 

A data-base para o reajuste do benefício era abril, mas até agora o HCPA não apresentou nenhuma proposta justa. Os sindicatos dos trabalhadores querem a reposição do vale-alimentação com ganho real, em percentual o pedido é de 9,91% (inflação de 2015) + 5% de ganho real.

Durante toda a parte da manhã, dirigentes sindicais e trabalhadores escreveram cartazes com suas principais reivindicações, que foram penduradas num varal, colocado no saguão do hospital. Nos recados, ficava evidente o anseio de todos para que o benefício seja atualizado de maneira justa a fim de manter o poder de compra dos funcionários.

Às 14h, teve início a assembleia geral extraordinária convocada pelos sindicatos dos trabalhadores também na entrada do hospital, tendo por pautas gerais a campanha salarial 2016 e ações de mobilização. O debate teve ampla participação das categorias. Ao final, foi aprovado por unanimidade, estado de greve, em todo o território estadual. Ficou estabelecido também que no próximo dia 28/6 (terça-feira), acontecerá em todo o Estado, um dia de paralisação na saúde, com manifestações e caminhadas das 12h às 17h. Além disso, os sindicatos tiveram aprovado a campanha salarial unificada, que reivindica 15% de reajuste e se comprometeram com os trabalhadores a seguirem investindo em mídias sociais e divulgação do processo de negociação à sociedade. Assim, ações como a publicação do “a pedido”, impresso na edição do jornal Correio do Povo desta segunda-feira (13/6), deverão ocorrer com mais frequência, possivelmente utilizando outras formas de comunicação como outdoors e busdoors (cartazes nas traseiras de ônibus).

Os sindicatos assinaram ofício que será entregue ao Sindihospa, Sindiberf e Fehosul, reafirmando a campanha unificada e a reivindicação de reposição do INPC da data base mais 5% de aumento real.

Para o Sindifars, segundo a vice-presidente Debora Melecchi, o dia foi bastante importante para a mobilização, que seguirá firme durante todo o processo de negociação. “As vitórias e conquistas ocorrem com luta, com presença efetiva dos farmacêuticos e de todos os trabalhadores, e com união e vontade. Todos os farmacêuticos que atuam nos hospitais privados de Porto Alegre, nos hospitais privados do interior e nos hospitais filantrópicos precisam estar juntos no atendimento destas agendas aprovadas na assembleia”.

O ato foi organizado pelos seguintes sindicatos: Sindifars, Sasers, Sengers, Sergs, Simers, Sindaergs, Sindicato dos Biólogos, Sindfono, Sindisaúde, Sinditest, Sinttargs, Sinurgs, Sipergs, Sisergs e Soergs.

Fonte: Sindifars