Sinfarmig oficia Universidade e solicita correção em Edital de Concurso Público para Farmacêutico

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig encaminhou um ofício a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) depois que tomou conhecimento da publicação do Edital de abertura de Concurso Público Nº 02/2017 que prevê requisito para ingresso no cargo ofertado possuir curso superior em Farmácia-Bioquímica.

 

O propósito do ofício foi esclarecer a Universidade que a partir de 2002, com a Resolução nº 02 do CNE/CES, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, adotou-se a terminologia Farmacêutico Generalista ou apenas Farmacêutico para todas as atividades realizadas pelo Farmacêutico independentemente da área de atuação. Incluindo entre elas as atividades em análises clínicas (laboratórios) que até então eram exercidas pelo Farmacêutico Bioquímico. A nomenclatura Farmacêutico Generalista ou Farmacêutico desde a alteração do MEC vem sendo adotada para registro no Conselho Regional de Farmácia e que consta no diploma expedido pelo órgão oficial.

O Sinfarmig explicou que caso persista no Edital a nomenclatura Farmacêutico Bioquímico, o profissional farmacêutico que colou grau após a mudança instituída pelo MEC, cujo diploma e registro no CRF consta a atual terminologia Farmacêutico Generalista ou Farmacêutico ficará impedido de participar do concurso mesmo estando apto legal e tecnicamente a fazê-lo. A entidade sindical ressaltou que aguarda a correção para que toda a categoria possa se inscrever no processo seletivo da UFVJM.

Fonte: Sinfarmig