Retomados os trabalhos para reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS

No dia 10 de março ocorreu em Brasília uma oficina entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), que integra a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e as entidades sindicais que compõem a bancada de trabalhadoras e de trabalhadores na Mesa Nacional de Negociação do SUS (MNNP-SUS), para a construção de proposta de minuta de resolução do CNS para a reinstalação desta mesa de negociação. 

A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) esteve representada pela sua 2ª vice -presidenta, Debora Melecchi, que foi convidada pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT/CNS) para compor o grupo de trabalho de organização da referida oficina e o esboço da minuta da resolução. Este convite para a Fenafar ocorreu pelo fato da entidade ser do movimento sindical, historicamente participar da MNNP-SUS e compor o pleno do CNS. 

Esta proposta de minuta de resolução resultante da oficina seguirá para apreciação do Pleno do CNS de março e no início de abril ocorrerá a reunião de instalação da mesa de negociação, propriamente dita. 

A Fenafar saúda a retomada da MNNP-SUS, oriunda do controle social do SUS, que se traduz pela democratização nas relações de trabalho tão necessária em respeito e valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores que concretizam o SUS todos os dias. 

Os desafios são muitos. Mas a sintonia política, por sua relevância, entre controle social, bancada sindical e governo federal, para se ter esse instrumento democrático em torno das relações de trabalho, de certo, ao longo dos meses, resultará na superação de dificuldades para concretização de ações efetivas a favor destes trabalhadores, mas também do SUS e a sociedade brasileira. 

Saiba mais clicando no link: http://www.conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2917-cns-e-ministerio-da-saude-retomam-trabalhos-para-reinstalacao-da-mesa-nacional-de-negociacao-permanente-do-sus