Mobilização “Vote pelo SUS”

Vivemos um período importante. É tempo de escolhermos os rumos do nosso país e também do SUS. Saúde, educação, emprego, alimentação, inflação, inovação tecnológica, vacina, juros, concentração de riqueza, preço dos combustíveis, saneamento básico, tudo isso passa por decisões daqueles que vamos eleger em outubro de 2022.

É o nosso voto que vai escolher como e para quem queremos que o Brasil seja governado.

O Projeto SUS, construído pelo povo brasileiro e garantido constitucionalmente, diz que saúde é um direito de todos/as e dever do Estado. Mas também diz que saúde é muito mais que exames e consultas médicas. Saúde é ter comida no prato, emprego, moradia, creche, escola, universidade… é ter lazer, cultura, saneamento básico, transporte, salário digno.

Saúde é democracia, é participar do conselho de saúde, poder escolher livremente, pelo voto, nossos/as representantes nas eleições e se envolver na vida política do país. Saúde é reconhecer que todos/as, independente das diversidades, somos cidadão/as brasileiros/as e temos os mesmos direitos.

O Fórum Direito Humano à Saúde conclama a sociedade brasileira para somar-se à Mobilização “Vote pelo SUS”. As entidades signatárias, entre elas a Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, estão fazendo um chamamento aos/às defensores/as e militantes do SUS para se colocarem em movimento e convidar o povo, os/as candidatos/as, os/as conselheiros/as de saúde, os vizinhos, os amigos, as lideranças do bairro, as entidades e as comunidades para debaterem sobre o que queremos do SUS e do país, defendendo o direito humano à saúde para todas e todos os brasileiros.

Assine: https://forumdhsaude.org.br/site/

A mobilização Vote pelo SUS quer a defesa:

Da democracia e dos direitos humanos;

Da saúde como direito humano;

Do SUS público, estatal, universal, integral, equitativo e com participação popular;

Da revogação da Emenda Constitucional nº 95 (EC-95) e da garantia do aumento do orçamento para a saúde;

Da luta contra o racismo, a intolerância religiosa, o patriarcado, a LGBTQIA+fobia, o capacitismo, a aporofobia, a violência aos povos indígenas e todas as formas de violência e aniquilação do/a outro/a;

Da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, do acesso à saúde das populações vulnerabilizadas e todo e qualquer tratamento em liberdade;

Do acesso ao conhecimento e a informação como bem público e combate à desinformação (fake news);

Da ciência, tecnologia em saúde e da assistência farmacêutica como direito humano;

Da segurança e soberania alimentar.

Conclama também para que as/es/os candidatas/es/os respeitem o resultado das eleições. Que se comprometam durante o pleito e, em sendo eleitos, com a “garantia dos direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia”, num firme propósito de fazer do “amanhã um novo dia”!

Faça parte da construção de um país melhor para todas/es/os, com um SUS forte e de qualidade! Vote nas/os candidatas/os que defendem o SUS e peça para que assinem esse Manifesto. Assine você também. Envie para entidades, movimentos e conselhos de saúde e outros que você conhece. Divulgue e participe das ações dessa Mobilização. https://forumdhsaude.org.br/site/

Fonte: Fórum DH Saúde