Nova diretoria do SINFARMA toma posse para o triênio 2017-2019

O farmacêutico Carlos Augusto Barboza Toledo foi reconduzido ao cargo de presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Maranhão (SINFARMA), em cerimônia de posse realizada na tarde desta segunda-feira (02), na no Auditório da Casa do Trabalhador, no Calhau, em São Luís.

 

A cerimônia contou com a presença na mesa de abertura da Presidente da Comissão Eleitoral, que presidiu a solenidade, farmacêutica Profª Drª. Maria Helena Seabra Soares de Britto; a médica Helena Maria Duailibe Ferreira, Secretária Municipal de Saúde, que na oportunidade representou o Prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda Junior; o cirurgião-dentista Edmilson Diniz, Superintendente de Vigilância Sanitária, representando o governo do Maranhão; Léa Cristina da Costa Silva, Superintendente Regional do Trabalho do Maranhão; o padre Jean Marie Van Damme, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Luís; e a farmacêutica Maria José Luna, Presidente do Conselho Regional de Farmácia/MA.

A nova Diretoria do Sinfarma concorreu em chapa única nas eleições sindicais de novembro de 2016 com nome “O Trabalho de Verdade Continua”, onde, em suas propostas, defendeu a unidade e o fortalecimento das lutas pelos direitos dos profissionais farmacêuticos. “Após longos três anos de organização da casa e enfrentamento das causas trabalhistas e diálogos junto ao sistema patronal em defesa dos nossos colegas farmacêuticos, concluímos que o nosso sindicato precisava avançar ainda mais em sua representatividade, na retomada das negociações coletivas de trabalho, na defesa categoria, algumas das conquistas registradas no meu primeiro mandato”, pontuou o presidente Carlos Toledo.

Entre as iniciativas que deram muito certo na primeira gestão, o presidente Carlos Toledo destacou também, a contratação de um escritório de advocacia para auxiliar nas negociações coletivas com o sindicato, com um resultado de aproximadamente 100% em todas as tratativas, e o crescimento do número de farmacêuticos sindicalizados em todo o estado e, consequentemente, o aumento da arrecadação.

Na abertura, a Secretária Municipal de Saúde Helena Dualibe colocou-se à disposição para trabalhar em conjunto com o SINFARMA em prol da Assistência Farmacêutica Municipal, enfatizando a necessidade do trabalho dos farmacêuticos no sistema de saúde, promovendo principalmente o uso racional e ético do medicamento. A Superintendente Regional do Trabalho do Maranhão, Léa Cristina da Costa Silva, parabenizou o notório trabalho do SINFARMA em prol da categoria, destacando que a gestão do Presidente Carlos Toledo conseguiu, como uma de suas primeiras realizações em 2014, negociar uma Convenção Coletiva de Trabalho com 22% de aumento, após 3 anos de congelamento do salário da categoria, e também colocou a Superintendência como parceira da garantia dos diretos dos trabalhadores farmacêuticos no Maranhão. O Superintendente de Vigilância Sanitária do Maranhão, Edmilson Diniz, enfatizou conhecer e parabenizou o trabalho dos diretores do SINFARMA reconduzidos ao novo mandato. O padre Jean Marie Van Damme, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Luís e defensor da saúde através do controle social, relatou o quanto a população de todo o Brasil necessita de mais farmacêuticos atuando, pois os riscos do uso indiscriminado dos medicamentos atinge constantemente toda a sociedade. A Presidente da Comissão Eleitoral Maria Helena Seabra Soares de Britto destacou o importante momento histórico vivido pelo SINFARMA, parabenizando e acreditando no trabalho da gestão conduzida pelo Presidente Carlos Toledo.

Vice-Presidente do SINFARMA e Diretor da FENAFAR Luciano Mamede falando das metas da gestão 2017-2019.
Vice-Presidente do SINFARMA e Diretor da FENAFAR Luciano Mamede falando das metas da gestão 2017-2019.

Para a atual gestão, a proposta é manter o calendário itinerante de reuniões de diretoria e assembleia dos associados, buscando sempre reforçar o diálogo entre representantes do segmento e empresários, ações que ficarão à cargo da diretora de divulgação e imprensa, a Farmacêutica Aline Albuquerque, iniciante no movimento sindical mas que, segundo ela, será um desafio encarado com honradez. “Já acompanhava o trabalho do sindicato, e aceitei o convite por acreditar na atual estrutura organizacional, pelos ganhos que todos nós adquirimos em apenas três anos da gestão do amigo Toledo. A comunicação é um cargo importante para novas conquistas”, afirmou Aline.

O vice-presidente Luciano Mamede, no evento representando a FENAFAR, frisou que as lutas do sindicato não são apenas referentes aos diretos do profissional em Farmácia, mas sim, pela saúde pública, bandeiras de luta defendidas Sinfarma e pela federação.

A Gestão “O Trabalho de Verdade Continua” exercerá o mandato no triênio 2017-2019 e tem como membros da Diretoria o Presidente reeleito o farmacêutico Carlos Augusto Barboza Toledo; o Vice-Presidente Luciano Mamede de Freitas Júnior; a Diretora Secretária Geral Maria de Lourdes Peixoto Moreira; a Diretora Primeira Secretária Renata Helena Lins de Castro Dourado; o Diretor Tesoureiro Raiflan Matias da Silva; o Diretor de Negociação Adriano dos Anjos Costa; a Diretora de Imprensa e Divulgação Aline Moraes de Albuquerque Ferreira; o Diretor de Relações Sindicais Flávio Henrique Gaspar Matos; os Suplentes da Diretoria Eliabe Wanderley da Silva Aguiar, Luís Marcelo Vieira Rosa da Silva, Dhaniel Lyvio Nascimento Morais e Robert da Silva Furtado Cutrim; os Conselheiros Fiscais Bruna Nogueira Froz, Kelvianne Priscila Lima Macedo e Antônio David Gonçalves Oliveira; e os Conselheiros Suplentes Elton Luís Silva Ferreira, Luiz Ricardo de Morais Sanglard e Onassis Campos Caetano.

O SINFARMA se compromete em continuar lutando pelos próximos 3 anos, apoiado pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e demais entidades parceiras, em prol da valorização do trabalho do farmacêutico nas mais diversas áreas de atuação e pela saúde da população maranhense.

Junte-se ao SINFARMA! Aqui o TRABALHO É DE VERDADE e CONTINUA!

Fonte: SINFARMA