Trabalhadores do Ebserh fazem mobilização dia 10/02

Nesta quinta-feira, 10/02, os trabalhadores do Ebserh, a Federação Nacional dos Farmacêuticos, a Federação Nacional dos Médicos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, a Federação Nacional dos Enfermeiros e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal realizarão atos em todo o Brasil para denunciar a morosidade do Governo Federal em negociar os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT’s) das categorias que atuam no Ebserh. Veja abaixo vídeo de mobilização.

Entenda o histórico

O vice-presidente da Fenafar e representante da entidade na mesa de negociação do Ebserh, Fábio Basílio explica que “há três anos o governo federal não atende a nenhuma reivindicação apresentada pelos trabalhadores nas pautas de negociação para os ACT’s. Todos estão cansados do descaso, da ausência de diálogo, esgotados pelo aumento da carga de trabalho imposta pela pandemia de Covid-19. Os salários dos trabalhadores e trabalhadoras estão defasados, estima-se que seja da ordem de 20% de perda salarial no período. O aumento dos preços da cesta básica cresceu absurdamente nesse período, para não dizer de outros itens como combustível. A mobilização deste dia 10 tem o objetivo de denunciar essa situação e pressionar o governo a ouvir os trabalhadores”.

 

Os empregados da Ebserh solicitaram a prorrogação de todas as cláusulas vigentes no atual ACT até a assinatura de um novo acordo ou o julgamento do Dissídio Coletivo de Greve que tramita no Tribunal Superior do Trabalho (TST). As entidades cobram ainda a retomada imediata das negociações com a direção da Ebserh. O próximo ACT da categoria vence dia 1º de março.

As mobilizações em todo o país ocorrerão em frente às unidades do Ebserh.

Participe e ajude a divulgar em suas redes com a hashtag – #RESOLVEACTJÁ e #ACTEBSERHJÁ