Primeira Central de Abastecimento Farmacêutico é inaugurada no Maranhão

Nesta sexta-feira, 15, foi inaugurada a primeira Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF, do Maranhão, localizada em Paço do Lumiar, região metropolitana, a CAF deve suprir toda a distribuição de medicamentos, material médico hospitalar, de expediente e de consumo, além de itens de nutrição enteral e parenteral destinadas a todos os pontos de atendimento de saúde pública do Estado.

 

 

A Central irá contar com uma equipe completa de farmacêuticos, com sistema de controle que consiste desde a aquisição e transporte até o abastecimento das 44 unidades de saúde. Para a profissão farmacêutica, a criação da primeira CAF representa um ganho para a classe e o reconhecimento da categoria que tanto tem importância e valor para a sociedade.

De acordo como Secretário Adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde – SES, Marcelo Rosa, que é diretor do SINFARMA, a inauguração da Central é um enorme conquista tanto para os profissionais Farmacêuticos quanto aos usuários da saúde pública do Maranhão. “Para nossa classe representa um grande avanço, porque o Estado nunca havia tratado a Assistência Farmacêutica com a devida atenção que ela deveria ter, com uma área estratégica tanto na questão da administração de recursos quanto no próprio atendimento à população, com maior controle sob o armazenamento e dispensação de medicamentos, materiais e insumos, evitando desperdício de recursos financeiros, pois a condução deste serviço oferecido de maneira precária pode prejudicar todo o processo de atenção à saúde, ressaltou Marcelo Rosa.

A solenidade de inauguração da Central foi representada por gestores das unidades de saúde de todo o Maranhão. Os Diretores do Sindicato dos Farmacêuticos do Maranhão Carlos Toledo, Malu Moreira e Renata Helena, participaram do evento e viram a iniciativa como a realização de um antigo sonho. “Para o SINFARMA, a CAF é uma grande conquista, idealizada há anos e que garante a valorização dos profissionais farmacêuticos às suas devidas atribuições de Assistência à população, concluiu a Diretora Malu Moreira.

Fonte: Sinfarma