Qualifica AF participa da I Jornada de Capacitação do ES para discutir gestão em Assistência Farmacêutica

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo realizou nesta sexta-feira, 22, a I Jornada de Capacitação Estadual em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. A equipe do Projeto Qualifica AF foi convidada a apresentar o desenvolvimento e os resultados do projeto sobre gestão em Assistência Farmacêutica.

O encontro reuniu cerca de 80 participantes e encerrou a jornada de capacitação que envolveu dezenas de municípios do Espírito Santo e de outros estados.

Participaram desta etapa de encerramento do processo de capacitação as pesquisadores do projeto Qualifica AF Silvana Nair Leite, Emilia Baierle Faraco, Noemia Liege Bernardo e Samara Jamile Mendes. O coordenador Sudeste do projeto, Rilke Novato Públio também foi um dos debatedores do evento.

As apresentações abordaram temas relacionados à gestão da assistência farmacêutica. Foi apresentado pelos pesquisadores os resultados da avaliação municipal como disparador para a compreensão de serviços farmacêuticos; a avaliação sociotécnica e a aplicação destes em um município catarinense e por fim o desenvolvimento da capacidade de gestão da Assistência Farmacêutica municipal.

Também a farmacêutica Karla de Oliveira dos Santos Cassaro, do município de Cariacica/ES apresentou uma experiência exitosa de gestão da AF ao participantes.

Da redação