CNTU realiza 5º Encontro Nacional

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) coloca em pauta, em seu 5º Encontro Nacional, no próximo dia 6/12, dois temas fundamentais para a atualidade que se relacionam e que estão presentes permanentemente nos debates e ações da entidade: soberania e emprego.

 

 

A realização desse Encontro Nacional, que se dá a cada dois anos, é uma demonstração de vitalidade das categorias profissionais e do trabalho unitário de seus 54 sindicatos e quatro federações, da própria CNTU e parceiros.

Essa pauta essencial – soberania e emprego – coloca em perspectiva o que a CNTU vislumbra para o Bicentenário da Independência e a realização da Semana de Arte Moderna de 2022.

A confederação deseja o Brasil 2022 como momento de recuperação e renovação da soberania brasileira. Essa deve ser democrática, voltada à justiça social e à inclusão, promovendo a cooperação com as outras nações de forma a estimular a cultura da paz, a preservação do planeta e seus recursos naturais.

A CNTU almeja a retomada do desenvolvimento, da democracia e da soberania nacional com a valorização do trabalho, da economia nacional, da ciência, da tecnologia, da educação, das artes e culturas. E busca uma realidade em que haja condições de vida digna para todos com acesso aos serviços básicos essenciais e às oportunidades.

A entidade representa 2 milhões de profissionais com formação universitária no País. E coloca todo este conhecimento, capacidade de mobilização e trabalho na transformação da realidade brasileira, tão necessária e urgente, apesar de todas as dificuldades.

Portanto, o 5º Encontro Nacional da CNTU convoca todos a debater, juntos, os caminhos e as possibilidades rumo ao País que queremos e pelo qual nossas categorias profissionais e nosso povo esperam e merecem.

Agenda
5º Encontro Nacional da CNTU

Data: 6/12/2019

Horário: a partir das 14h

Local: Sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
Rua Genebra, 25, Bela Vista – São Paulo/ SP.

Programação

14h – Sessão de abertura

14h30 – Seminário: Soberania e emprego
André Roberto Martin – Geógrafo, pesquisador e professor em Geopolítica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)
Clemente Ganz Lúcio – Sociólogo, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

16h30 – Plenária do Conselho Consultivo da CNTU

Posse dos novos conselheiros consultivos da CNTU

Depoimentos especiais:

• A economia de Francisco

Célio Turino, historiador, escritor e especialista em políticas públicas;

• O pensamento de Celso Furtado

Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista, cientista social e político, administrador de empresas e advogado, professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP).

Debate e aprovação da carta aberta do 5º Encontro Nacional da CNTU “Soberania e emprego”

19h – Cerimônia de entrega da 9ª edição do Prêmio Personalidade Profissional 2019

Categorias economia, engenharia, farmácia, nutrição, odontologia e interesse público.

O evento também será transmitido online pelo portal da CNTU (www.cntu.org.br).

Fonte: CNTU