Projeto Integra realiza Oficina de Formação de Facilitadores

Na última quinta-feira (31/03) a segunda fase do Projeto Integra foi aberta com a realização, em Brasília, da Oficina de Formação de Facilitadores, envolvendo cerca de 50 pessoas que irão acompanhar e aplicar o projeto durante os encontros regionais.

O Projeto Integra é uma parceria entre a Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e tem como objetivo promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.

A abertura da Oficina contou com as presenças do presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, da Coordenadora Geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Nair Leite, do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto e do pesquisador da Fiocruz Jorge Bermudez.

Todos destacaram a importância do Projeto como mais uma iniciativa de enfrentamento à desestruturação do Sistema Único de Saúde, uma vez que ele reúne os profissionais que atuam na gestão, na atenção e a sociedade para buscar formas de integrar os serviços. “A pandemia mostrou o quanto o Sistema Único de Saúde é essencial para a proteção da sociedade e articulação das ações de Saúde, temos que resistir e recuperar essa política pública”, avaliou o presidente da Fenafar após a oficina.

Em sua intervenção na abertura, o presidente da Fenafar destacou: “Tudo o que significa proteção foi esvaziado e destruído, a começar pela democracia em 2016. Agora há um ataque violento contra todos os direitos conquistados ao longo do tempo e nós temos a ousadia de dizer não. É isso o que estamos fazendo, ao lado de homens e mulheres que estão neste projeto defendendo a vida de milhões de pessoas”.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, falou do potencial transformador do projeto. “Vivemos um momento de desestruturação e esse projeto é fundamental para influenciarmos nesta realidade e mudarmos os rumos do nosso país. O que tem acontecido, desde 2016, no Brasil é muito difícil, mas seguimos unidos na luta e confiantes que iniciativas como esta podem mudar a nossa história”, disse Pigatto.

Para a coordenadora da ENF, um dos objetivos do projeto é preparar as pessoas para enfrentar situação adversas na área da saúde. “Temos de contribuir para que, em eventuais situações como a pandemia, haja um melhor nível de preparação e engajamento da sociedade para enfrentar coletivamente situações adversas como a que sofremos”, afirmou Silvana Nair Leite, coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos.

“Temos de ter teimosia para ingressar na luta. Temos todas as condições, compromisso e competência para seguir em frente”, avalia o pesquisador da Fiocruz, Jorge Bermudez.

Sobre o Projeto Integra

A primeira fase do Projeto foi promovida em 2021 com capacitação online para mais de 700 pessoas, de todos os estados brasileiros. A segunda fase prevê a realização de sete encontros regionais presenciais, em sete capitais brasileiras, no período de abril a julho de 2022. Serão 100 vagas por cidade e os interessados em participar devem preencher formulário online.

O projeto é voltado para conselheiros de Saúde, membros de comissões temáticas do projeto, usuários do SUS, profissionais de saúde, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados.

Os encontros regionais do Projeto Integra serão preparatórios para o 9º Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (9º SNCTAF), que ocorrerá nos dias 1 e 2 de setembro de 2022, na sede da Fiocruz Rio de Janeiro (RJ).

Veja o album de fotos da Oficina de Formação

Confira as datas e locais de realização dos encontros:

  • Belém (PA): 19 e 20 de abril de 2022 (Inscrição até 14 de abril)
  • Belo Horizonte (MG): 05 e 06 de maio de 2022 (inscrição até 30/04)
  • Fortaleza (CE): 19 e 20 de maio de 2022(inscrição até 14 de maio)
  • Rio Branco (AC): 2 e 3 de junho de 2022 (inscrição até 28 de maio)
  • Goiânia (GO): 23 e 24 de junho de 2022 (inscrição até 18 de junho)
  • São Luís (MA): 7 e 8 de julho de 2022 (inscrição até 2 de julho)
  • Florianópolis (SC): 14 e 15 de julho de 2022 (inscrição até 9 de julho)

Da redação com informações do CNS