Sindifars dialoga com farmacêuticos e sociedade no centro de Porto Alegre

No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (5/5), o Sindifars fez uma ação na Esquina Democrática de Porto Alegre, um dos  principais pontos do centro da capital, para dialogar com a população sobre os perigos da automedicação. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo:

– 50% de todos os medicamentos receitados são dispensáveis ou vendidos de forma inadequada;

– cerca de 1/3 da população tem carência no acesso a medicamentos essenciais;

– 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta.

Em seguida, a diretoria do sindicato percorreu farmácias localizadas na Rua dos Andradas a fim de conversar com farmacêuticos. Diversos estabelecimentos foram visitados pelo presidente e pela vice do Sindifars, Masurquede Coimbra e Debora Melecchi. Os diretores falaram com seus colegas sobre o papel do farmacêutico no uso racional de medicamentos e a importância da sindicalização para fortalecer a luta por melhorias e contra as retiradas de direitos.

“Esse é um momento em que conseguimos conversar com os trabalhadores nos seus locais de trabalho. Uma forma de mostrar que estamos próximos da categoria. Também aproveitamos para convidá-los a participarem das assembleias em que será construída a pauta de negociação 2017”, afirmou Masurquede.

A primeira assembleia acontece na próxima segunda-feira (8/5), em Rio Grande. Em Porto Alegre, serão três datas: 18/5, 29/5, e 6/6.

Fonte: Sindifars