Homenagem aos 120 anos da OPAS e aos 85 anos do CNS

Uma homenagem aos 120 da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e aos 85 anos do Conselho Nacional de Saúde (CNS), marcou a 336º Reunião Ordinária do colegiado do CNS que aconteceu em Brasília nos dias 9 e 10 de novembro.

A representante dos farmacêuticos no CNS, diretora da Fenafar, Débora Raymundo Melecchi, saudou a representante da OPAS, Socorro Grosso pelo seu apoio contínuo ao Conselho Nacional de Saúde, ao Brasil, à saúde do povo brasileiro e dos povos das Américas.

“Nosso muito obrigado a OPAS, que se mantém sempre incansável, e desempenhando um papel destacado no enfrentamento a covid19. Entre as diferentes ações, a OPAS destaca-se por ser mediadora no processo de compra de medicamentos, como do kit intubação, que salvou muitas vidas durante a pandemia. Nossos agradecimentos especiais a Dra. Socorro Grosso por ter participado integralmente do 9° Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica realizado em setembro na Fiocruz no Rio de Janeiro.”

Débora também exaltou a atuação do Conselho Nacional de Saúde, especialmente pelo seu firme cumprimento e protagonismo na defesa do SUS e das vidas dos brasileiros.

“Ao presidente do CNS, Fernando Pigatto, pelo seu protagonismo em fazer valer a voz do controle social. Vivenciamos a concretização em ações de palavras: da solidariedade com a democracia participativa em estreita articulação em defesa da democracia, da justiça social e soberania dos povos.”

A diretora da Fenafar concluiu sua homenagem reforçando a importância da parceria histórica entre OPAS e CNS nesse momento da vida do nosso país.

“Nessa retomada da democracia aqui no Brasil, certamente a parceria entre a Opas e a CNS irá se estreitar ainda mais, sempre com o compromisso político pela reconstrução do Brasil, mas também pela soma de forças em busca do fortalecimento dos países das Américas.”

Viva o SUS!
Viva o CNS!
Viva a OPAS!
Vida longa à OPAS e ao CNS!