CRF-MS realiza Encontro Nacional sobre Farmácia Clínica

O evento teve início na última quinta-feira, 14, em Campo Grande. O foco da atividade foi a discussão sobre os desafios para a Farmácia Clínica no Brasil. O presidente da Fenafar e do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, participou do evento e disse que “o debate foi de alto nível e apontou questões fundamentais para o futuro da farmácia clínica e para o profissional farmacêutico que atua no setor”.

O público do evento foram os profissionais farmacêuticos que atuam tanto da rede pública quanto privada, e aos acadêmicos de farmácia. A presidente e o vice-presidente do CRF/MS, Kelle Slavec e Alexandre Corrêa, respectivamente, o conselheiro do CRF/MS, Flávio Shinzato, e a conselheira federal, Márcia Saldanha e o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos participaram da abertura.

O foco principal do evento foi tratar sobre a Farmácia Clínica e proporcionar avanços na implementação dos Serviços Clínicos Farmacêuticos. A Lei 5.183, de autoria do deputado Paulo Siufi, sancionada em abril deste ano, estabeleceu diretrizes para a regulamentação dos serviços clínicos farmacêuticos no MS. O objetivo da legislação é ampliar o serviço para todo o Estado.

“A área da farmácia tem tido grandes avanços. Em um levantamento feito na Assembleia Legislativa, nos últimos 40 anos, a profissão que mais legislou foi a farmácia. Somente no último ano foram sete projetos aprovados e ainda temos cinco em tramitação”, conta o deputado estadual Paulo Siufi, que fez uso da palavra na solenidade de abertura do evento.

A farmácia clínica tem sido uma das frentes de trabalho do CRF/MS, pois o Conselho busca cada vez mais a valorização profissional. Em Campo Grande o serviço começou em agosto de 2015, com atendimento em quatro unidades de saúde, passou para 10 unidades em 2016 e no final de 2017 a prefeitura ampliou o atendimento para 22 unidades de saúde. A implantação do serviço está sob cuidado da coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

“Ficamos muito felizes de fazer parte desse projeto. A farmácia clínica em Campo Grande começou a partir de uma parceria do CRF/MS com a Prefeitura. Nós trouxemos palestrantes para promover capacitações para os profissionais. A implantação foi tão importante, que o deputado, um médico sensível as causas da saúde, fez uma Lei para garantir os serviços em todo o Estado”, conta a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

“Mato Grosso do Sul tem sido referência nacional em muitos assuntos, quando o assunto é a área farmacêutica. Acredito que esse trabalho que vem sendo construído conjuntamente em Mato Grosso do Sul sobre serviços farmacêuticos poderá nortear o futuro da Farmácia Clínica no Brasil”, afirma o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos.

A Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica/SGAS/SES/MS em parceria com a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária/SGAS/SES/MS e diversas Instituições, organizou esse encontro com objetivo de aprimorar as ações. O evento é promovido pela Secretaria de Estado e Saúde de MS e conta com apoio do CFF e do CRF/MS.

Da redação com informações do CRF-MS
Publicado em 18/06/2018