Cuidar de quem cuida, a vida precisa vencer! NÃO AO VETO AO PLnº 1826/2020!

O Brasil enfrenta, talvez, o mais dramático momento social, político e econômico de sua História. Vemos os trabalhadores da saúde do nosso país entregando não apenas o seu suor, mas suas vidas nesta batalha que a realidade impõe. 

 

 

A insensibilidade monstruosa, o desrespeito, a irresponsabilidade, a falsidade, a dissimulação, a violência da força, a crueldade, a negação de Direitos ganham uma obra perfeita: o veto do Presidente da República ao PL nº 1826/2020 que dispõe sobre compensação financeira a ser paga pela União aos profissionais e trabalhadores de saúde que, durante o período de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente da disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) — tornarem-se permanentemente incapacitados para o trabalho por terem trabalhado no atendimento direto a pacientes acometidos pela Covid-19, ou realizado visitas domiciliares em determinado período de tempo, no caso de agentes comunitários de saúde ou de combate a endemias. O PL também estendia a compensação aos cônjuges ou companheiros(as), aos seus dependentes e aos seus herdeiros necessários em caso de óbito do profissional de saúde.

Os trabalhadores da saúde possuem uma agenda de luta que dialoga para muito além de seus interesses corporativos, redução da jornada de trabalho, segurança no trabalho, insalubridade recompensada, carreira no SUS, respeito, salários dignos, são pautas imprescindíveis e estão associadas ao papel insubstituível desses trabalhadores na defesa e proteção da Vida. O ano de 2020 evidenciou, como em nenhum outro momento da História contemporânea, a importância desses direitos. Por isso, a derrubada do veto ao PL1826/2020 possui um significado histórico para a luta em defesa da vida. O mundo inteiro está reconhecendo e ampliando a valorização do trabalho na saúde, da mesma forma em que quase todo planeta o papel do Estado tem se ampliado no enfrentamento da crise que vivemos. No entanto, o que assistimos no Brasil não é apenas a negação e retirada de direitos, mas também a implementação de uma política da morte.

Por isso, a Fenafar e o conjunto das entidades dos trabalhadores brasileiros consideram ser fundamental derrubar o veto ao PL1826/2020. Para isso, além de conclamarmos a sensibilidade dos Congressistas Brasileiros, convocamos a todas as organizações da sociedade comprometidas com a Defesa da Vida para manifestarem-se junto ao congresso nacional alertando. 

CUIDAR DE QUEM CUIDA, A VIDA PRECISA VENCER! NÃO AO VETO AO PLnº 1826/2020!

Débora Melecchi, Diretora de Organização Sindical da Fenafar