Sinfar-SP define pauta de reivindicações para o setor de farmácia, drogarias e distribuidoras

Em 18 e 19/04 os farmacêuticos em assembleia deliberaram sobre a Pauta de Reivindicações da Categoria para a negociação com o setor patronal de farmácias/drogarias e distribuidoras, na data base julho/2018.

 


A Pauta de Reivindicações é o documento que contém a proposta de modificação e inserção de cláusulas para vigência na próxima Convenção Coletiva de Trabalho é construída a partir dos anseios dos trabalhadores e aprovada em assembleia geral, convocada pelo sindicato para esse fim. Por este motivo, quanto maior a participação dos trabalhadores na elaboração da pauta maior a possibilidade do documento representar, de forma efetiva, os interesses coletivos.

Confira os principais pontos de reivindicação da categoria:

1 – Reajuste Salarial (ICV/DIEESE) + aumento real 5%

Porque adotar o ICV/DIEESE e não o INPC/IBGE? A inflação acumulada aferida pelo ICV/DIEESE revela ser mais factível para a atualização salarial em comparação ao INPC/IBGE. A metodologia adotada pelo DIEESE avalia estrutura de finanças/consumo familiar, com dados de consumo de bens e serviços e o tipo detalhado de despesas, além de registrar informações de renda, ocupação, educação e condições de moradia

Aumento real de salário:   É inconteste que o segmento representado pelo varejo/atacado farmacêutico apresentou expressivo crescimento econômico nos últimos anos. Na mesma linha, ao divulgar crescimento histórico e significativo, os representantes patronais sonegaram a evolução salarial mínima e digna de seus trabalhadores.

 

Em síntese, tanto as grandes redes do setor reunidas na ABRAFARMA, quanto a fatia de mercado expressa nos chamados independentes pela (FEBRAFAR) revelam índices de crescimento no setor. A constante elevada margem de lucratividade é propagada, de forma pública e inequívoca, pelas entidades patronais.

O aumento real de salário em percentual de 5% (cinco por cento) acima da inflação aferida no período acumulado pelo ICV/DIEESE é perfeitamente exequível no cenário econômico do setor.

Assim, a reivindicação constante na Pauta é de reajustar os salários pelo ICV/DIEESE referente a inflação acumulada de julho/2017 a junho/2018 acrescida de 5% (cinco por cento) de aumento real.

2 – Piso Salarial

R$ 3.706,44 (três mil setecentos e seis reais e quarenta e quatro centavos).

Justificativa:  A fixação do valor expressa o salário mínimo essencial em metodologia adotada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE).

O valor requerido para atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, como estabelecido na Constituição Federal artigo 7º, inciso VI: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Ainda, a mesma Constituição Federal prevê, expressamente no inciso V do artigo 7º, a fixação do piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
 
3 – Horas Extras 100% e 150% domingos e feriados

 

4 – Licença Paternidade 20 dias

5 _ Licença maternidade 180 dias

6 – Vale Refeição diário de R$ 22,00 (vinte e dois reais)

7 – Auxílio aos pais com filhos portadores de necessidades especiais

8 – Condições especiais farmacêuticas gestantes

9 – Procedimento em caso de roubo – atendimento médico e psicológico custeados pelo empregador.

10 – Eleição de delegado na empresa – com estabilidade e poderes para representação

11 – Instalação de sala para assistência farmacêutica

12 – Fixação do adicional de insalubridade

Próximos passos:

O SINFAR-SP efetua o protocolo da pauta de reivindicações e efetuará requerimento de reunião direta de negociação – com a participação da comissão de negociação composta por membros eleitos na assembleia.

Para definir as estratégias de negociação o SINFAR-SP agendou reunião e incentiva a ampla participação da categoria em 17/05 – às 10:00h . 

Fonte: Sinfar-SP