Centrais lançam manifesto: Por que a classe trabalhadora deve eleger Fernando Haddad

Após declarar formalmente seu apoio a Fernando Haddad para presidência da República, as centrais sindicais entregaram ao candidato um manifesto explicando, ponto por ponto, porque a eleição de Haddad é melhor para a classe trabalhadora brasileira.

Leia abaixo o manifesto:

Em 28 de outubro teremos uma eleição decisiva para o futuro da classe trabalhadora brasileira. De um lado, Fernando Haddad, um candidato comprometido com a democracia, os direitos sociais e a soberania nacional. Do outro, um candidato que encarna o autoritarismo, a desnacionalização da economia e a extinção de direitos sociais e trabalhistas, com conseqüências diretas na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras, como desemprego, a precarização do trabalho, redução de direitos e de qualidade de vida.

Jair Bolsonaro defende os interesses de grandes corporações nacionais e estrangeiras, seu projeto prioriza o mercado financeiro sobre qualquer outro setor da sociedade. Sua intenção de supressão dos direitos dos trabalhadores é tão flagrante que o candidato afirmou que, se eleito, vai criar uma nova carteira de trabalho em contraposição à atual. Com esta fantasiosa carteira, o empregado não terá nenhum direito previsto na CLT.

O programa de Haddad está em sintonia com os interesses da nação e do nosso povo. Propõe a revogação da reforma trabalhista e da Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos públicos. Propõe a retomada do desenvolvimento e crescimento econômico, com distribuição de renda, inclusão e justiça social e redução do desemprego. Defende o fortalecimento e a valorização da agricultura familiar e do salário mínimo, combate à precarização do mercado de trabalho, a democratização dos meios de comunicação e uma política externa soberana.

Haddad está comprometido com a valorização das estatais, das empresas e bancos públicos, redução dos juros, isenção do Imposto de Renda para trabalhadores e trabalhadoras que ganham até cinco salários mínimos e de impostos para os mais pobres, manutenção da Previdência Social como política pública e a valorização das aposentadorias. O fim das privatizações e a valorização de todo o setor energético, com a conseqüente redução das tarifas de combustíveis, luz e gás, também são compromissos já firmados. Há uma massa de trabalhadores, desempregados e desalentados, sendo iludida pelo canto de sereia, desorientada pela profusão de notícias falsas e disseminação do ódio. Por isto, conclamamos à reflexão pela democracia e por um futuro melhor para todos e todas.

Fernando Haddad personifica a democracia e a possibilidade de lutarmos por mudanças que o povo reclama e anseia, educação e saúde pública de qualidade para toda a população, moradia, segurança, democracia, soberania e bem-estar social. Haddad colocará o povo brasileiro em primeiro lugar. Por todas essas razões, as centrais sindicais brasileiras estão unidas neste segundo turno com Fernando Haddad e, com a convicção de que Haddad é o melhor candidato, conclama a classe trabalhadora e o povo brasileiro a participar da campanha e votar para eleger Haddad o próximo presidente do Brasil. Somente juntos conseguiremos defender a democracia, a soberania nacional e a valorização da classe trabalhadora.

Manifesto assinado pelos presidentes das Centrais Sindicais

Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT
Miguel Torres, presidente da Força Sindical
Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores – UGT
José Avelino Pereira (Chinelo), presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB
José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST
Edson Índio, secretário-geral da Intersindical

Fonte: CTB