PE: farmacêuticos e biomédicos doam sangue e fazem manifestação contra defasagem salarial

A Paralisação Solidária promovida na manhã desta segunda-feira, 31, pelos Sindicatos dos Farmacêuticos (Sinfarpe) e dos Biomédicos de Pernambuco (Sinbio-PE), começou às 8h, no Hemope, onde as duas categorias se reuniram para doar sangue. De lá, seguiram em caminhada até os Quatro Cantos, onde permaneceram até o final da manhã, em protesto contra o posicionamento dos Sindicatos do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Pernambuco (Sincofarma-PE) e dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios, Consultórios Médicos e Odontológicos de Pernambuco (Sindhospe) em não atenderem as Convenções Coletivas do Trabalho das duas categorias. A paralisação ganhou repercussão na imprensa local, com transmissão ao vivo na TV Clube para o programa Balanço Geral, apresentando pelo jornalista Hugo Esteves.

 

Segundo a presidente do Sinfarpe, Veridiana Ribeiro, a Paralisação Solidária, além de um gesto de amor ao próximo, foi uma forma das categorias demonstrarem seu descontentamento com a defasagem salarial e condições precárias de trabalho. “O movimento foi lindo. As categorias mostraram que estão unidas em defesa de seus direitos e partiram para a luta. Foi uma demonstração de que não vamos nos intimidar pela pressão do patronato. Vamos continuar lutando pelo que é nosso!”, frisou Veridiana. A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), Gisêlda Lemos, participou do ato logo cedo e parabenizou as duas categorias pela iniciativa.

A paralisação foi definida em assembleia na noite do dia 24. As duas categorias avaliaram decretar um movimento paredista, mas decidiram por manifestações de protesto, por enquanto. “Este foi o primeiro!”, avisou Veridiana. A possibilidade de uma greve geral não está descartada. “Vamos esperar os resultados dos próximos encontros com os dois sindicatos patronais para definir novos encaminhamentos”, salientou o diretor de Formação Sindical, Rodrigo Sales.

A reunião com o Sincofarma está marcada para o dia 1º de novembro, às 13h30, na sede do CRF-PE. A quarta mediação com o Sindhospe acontecerá no dia 17 de novembro, às 10h, na Procuradoria Regional do Trabalho, situada no bairro do Espinheiro.