Sinfarpe celebra 52 anos!

Terceiro sindicato mais antigo do estado de Pernambuco, o Sinfarpe foi fundado em julho de 1966, num período conturbado da história do Brasil. Atravessou crises e enfrentou desafios que lhe renderam um histórico de lutas e conquistas, pautadas na necessidade de defender os direitos e interesses coletivos ou individuais do profissional farmacêutico no Estado.

 

 

A presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco, Veridiana Ribeiro, no seu segundo mandato, parabenizou aos atuais e ex-diretores da entidade e aos filiados, que sempre confiaram na instituição como representante na luta pelos direitos da categoria, e reconhece o esforço de todos para que mais um aniversário fosse possível. Mas também lamentou a atual situação provocada pela Reforma Trabalhista e ao baixo índice de sindicalização, que fragiliza e até mesmo compromete a atividade do sindicato.

“Chegamos aos 52 anos! A hora é de comemorar e lamentar ao mesmo tempo. Comemorar, porque ao longo dessas mais de cinco décadas lutando pela valorização da profissão farmacêutica no Estado, obtivemos muitas vitórias, a exemplo da carga horária de 30 horas e a conquista de um dos melhores pisos salariais do país. Lamentar, porque infelizmente estamos vivenciando o declínio de um sindicato combativo, afetado pela reforma trabalhista, com o fim da obrigatoriedade do Imposto Sindical, e pela falta de sensibilidade de grande parte da categoria, que se aproveitando das novas regras, deixou de contribuir. O Sinfarpe, porém, insiste e resiste! Mas, nossas condições não são tão positivas quanto nossa vontade de lutar. Se continuarmos, seremos ainda mais fortes no combate aos desmandos do patronato. Se não, fecharemos as portas com a consciência tranquila de que fizemos nosso papel enquanto entidade de classe. Lutamos quando foi preciso e enfrentamos todos os obstáculos para defender os direitos dos profissionais. Parabéns ao Sinfarpe e a todos que contribuíram para sua bela história!”

O Sinfarpe se consolidou como entidade comprometida com os profissionais e a sociedade. Participou ativamente de importantes lutas

 nacionais, a exemplo da Criação do Sistema Único de Saúde. Tem marcado presença constante nas conferências nacional e estaduais de saúde. Se engajou na luta para a aprovação da Lei 13.021/2014, que definiu farmácia como unidade voltada à assistência farmacêutica e à saúde, a qual passou a exigir a presença de farmacêuticos nesses estabelecimentos em horário integral. Sempre teve assento no Conselho Estadual de Saúde, defendendo a saúde pública de qualidade em toda sua plenitude. Jamais se intimidou diante do patronato para lutar pelos trabalhadores, tanto do setor público como o privado. Não teve medo de encarar o empresariado em 2016 e levar a CCT de Farmácias e Drogarias para dissídio, obtendo uma grande conquista salarial para a categoria. Foi base fundamental para os farmacêuticos da Big Ben, quando a rede encerrou suas atividades no Estado, no início deste ano (2018). Enfim, agiu com destemor em todas as causas que defendeu até hoje.


Da redação com Sinfarpe
E, embora tenha aumentado seu número de filiados, a situação financeira do sindicato não permite sua continuidade por muito tempo. Apesar de ter sido aprovado em assembleia, no mês de dezembro de 2017, o recolhimento da Contribuição Sindical em 2018 não aconteceu como se esperava. Empresas se negaram a recolher. Profissionais não se esforçaram em pagar. E para piorar, a inadimplência com as anuidades disparou. A entidade sobrevive atualmente do fundo de reservas que seria usado para a compra da sede. Sonho deixado de lado e que será sepultado junto com a entidade, caso o cenário permaneça. “Se não houver uma mobilização da categoria, não teremos mais aniversários para celebrar. Talvez este seja o último. E se for, queremos agradecer a todos que nos confiaram a missão de estar à frente do Sinfarpe para defendê-los. Encerraremos as atividades agradecendo aos que se engajaram na luta conosco e aos bravos companheiros que atuaram como diretores nestes 52 anos. Lamentaremos profundamente deixar o trabalhador desprotegido, e acima de tudo, nos entristeceremos com a vitória de uma reforma trabalhista que veio para retirar direitos do trabalhador e afundar suas entidades representativas. Se todos fizerem sua parte, celebraremos os 53. Por enquanto, cabe-nos dizer, valeu pelos 52 anos, Sinfarpe!”, conclui Veridiana.