Fenafar realiza curso de Formação Sindical no Rio Grande do Norte

Nos dias 10 e 11 de agosto, a Fenafar realizou um Curso de Formação Sindical para os diretores do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Norte, Sinfar/RN. A iniciativa foi aprovada durante o Planejamento Estratégico da Gestão da Fenafar, realizado em março. Na ocasião, a política de formação sindical foi um dos pontos definidos como estruturantes. Ao longo da gestão, até agosto de 2018, serão realizados cursos de formação sindical em parceira com o Centro de Estudos Sindicais e do Trabalhador – CES, em todos os sindicatos da base da Fenafar. 

 

O curso foi realizado no auditório do CRF/RN, e contou com a presença de diretores da nova gestão do Sinfar/RN, eleitos e ainda não empossados, representantes do Sindicato Varejista de Farmácia do RN, do Sindicatos dos Médicos do RN e do Sindicato dos Enfermeiros do RN.

Os temas abordados foram: Origem do Sindicato e História do Movimento Sindical Brasileiro; Finanças e Administração que foram apresentados pelo Professor do CES, o historiador Renato Bastos, com a colaboração da Diretora de Organização da Fenafar, Debora Melecchi. O tema de Concepções Sindicais foi apresentado pelo Profº Jocelin Bezerra – pedagogo.

O evento contou, ainda, com a presença ilustre de um dos fundadores da Fenafar, o ex-presidente Luís Eduardo Gallo, hoje morador do Município de Parnamirim na região metropolitana de Natal. Gallo ressaltou a importância das entidades farmacêuticas e sindical para a categoria, contou um pouco do momento da criação da Fenafar, um período complicado na história do Brasil, de direitos cerceados, mas de grande importância e efervescia nas entidades sindicais, com o início das greves nas grandes cidades e a luta por direitos, assim nasceu a Fenafar. E que hoje espera ver novamente em breve uma Federação única e forte para categoria.

Para a diretora da Fenafar e do Sinfarn Elaine Cristina, “a realização do curso foi muito positiva para todos os diretores do sindicato, atendeu as expectativas desde os assuntos abordados,a forma sistemática de apresentação, com uma didática criativa e participativa”.

Jacira Elvira Prestes, presidente recém-eleita do SinfarRN, agradeceu e parabenizou a Fenafar pela iniciativa. “O curso esclareceu muitas dúvidas da nova diretora. Mas foi apenas um começo, para os próximos, precisamos focar na gestão e lideranças dos sindicalistas e também nas finanças do sindicato. Mas poder contar com a participação de Luis Gallo foi um dos pontos altos. Fazer este recorte especial da nossa história, da história do movimento sindical no Brasil e no Mundo, e em particular da fundação da Federação, foi o diferencial, muito importante, para que nós, que agora seguimos esse caminho, saibamos como ele foi inicialmente trilhado”.

No dia 10 aconteceu uma Palestra sobre Trabalho Farmacêutico Decente, apresentada pelo Diretora Regional Nordeste da Fenafar, Lavínia Salete Magalhães. Lavínia abordou a importância de trabalhar junto à categoria e aos sindicatos patronais, para que eles estejam em consonância com as 10 dimensões do Trabalho Decente estabelecidas pela OIT (Oportunidades de emprego; 2. Rendimentos adequados e trabalho produtivo; 3. Jornada de trabalho decente; 4. Conciliação entre o trabalho, vida pessoal e familiar; 5. Trabalho a ser abolido; 6. Estabilidade e segurança no trabalho; 7. Igualdade de oportunidades e de tratamento no emprego; 8. Ambiente de trabalho seguro; 9. Seguridade social; e 10. Diálogo social e representação de trabalhadores e empregadores), e seu impacto na vida familiar dos farmacêuticos.

Da redação com a colaboração de Zizia Oliveira