Diretora do Sinfarmig é homenageada no dia do Farmacêutico

A celebração do Dia do Farmacêutico deste ano teve uma importância singular para o Sinfarmig já que a diretora regional na Zona da Mata, Maria Helena Braga, esteve entre as homenageadas.

A solenidade realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG terminou com a entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico a outros 13 profissionais selecionados que se destacaram nos serviços prestados à população.

No mesmo dia, a Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar lançou o tema “Faço Saúde, Sou Farmacêutica (o). Sua proteção é meu trabalho. Nenhum direito a menos!”. O presidente da Fenafar e do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, ressaltou que é “uma data para compartilhar com a sociedade a esperança e o otimismo. É uma profissão que atravessa séculos, com a sua capacidade de manipular ou formular ou produzir, através dos elementos da natureza e cuidar da saúde e amenizar o sofrimento da população. Para ele, a data celebra e valoriza essas essências da atividade farmacêutica.

Ele lembrou que os profissionais têm conquistado avanços importantes na valorização da categoria como a Lei 13.021 de agosto de 2014, que regulamenta a farmácia como estabelecimento de saúde. Mas também tem se destacado na luta em defesa do Sistema Único de Saúde, contra a PEC 55, contra a Reforma da Previdência e a Trabalhista.

O Dia do Farmacêutico foi definido nessa data como uma homenagem a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), fundada no dia 20 de janeiro de 1916.

Fonte: Sinfarmig