Simpósio discute Ciência, Tecnologia, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde

O 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, será realizado nos dias 15 e 16 de setembro de 2022, no auditório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O evento é uma das etapas do projeto INTEGRA que vem realizando desde 2021 diversas atividades de formação de lideranças, seminários online e encontros intersetoriais nas cinco regiões brasileiras. O 9º Simpósio é também, evento prévio para a 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023.

As atividades do INTEGRA são promovidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar) com apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

O objetivo do projeto é promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.

O 9º Simpósio reunirá lideranças de diversos setores da sociedade, em particular, de institutos de pesquisa, universidades, da gestão pública, setor produtivo e controle social da saúde. É dirigidos a convidados e terá transmissão ao vivo pelo youtube da Escola Nacional dos Farmacêuticos

A proposta do evento é aprofundar o debate sobre o panorama das políticas de saúde e do desenvolvimento tecnológico buscando construir, coletivamente, uma proposta de agenda de ações e metas intersetoriais para a próxima década.

As atividades de debates e construção de metas e propostas de ações para Ciência, Tecnologia, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde resultarão em documento norteador para as próximas fases do projeto, que serão realizadas pelas instituições parceiras: audiências públicas, publicação de diretrizes, estabelecimento de planos de governo e planos de saúde nos próximos anos. 

A programação completa do evento está abaixo:

Dia 15/09/2022

09h00 às 10h00: Mesa de abertura com autoridades
10h00 às 12h00: Painel – Panorama atual das Políticas de Assistência Farmacêutica, de Vigilância em Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 

13h30 às 14h00: Apresentação da metodologia dos grupos de trabalho

14h00 às 17h00: Grupos de Trabalho
GT 1 – Desabastecimento de medicamentos e soberania sanitária
GT 2 – Propriedade intelectual e acesso a tecnologias
GT 3 – Doenças emergentes e reemergentes (equidade)
GT 4 – Comunicação/informação em saúde
GT 5 – Serviços Farmacêuticos baseados em necessidades sociais
GT 6 – Pesquisa baseada em necessidades sociais
GT 7 – Formação para a integração das políticas
GT 8 – Dados, tecnologias de informação e intervenção na saúde
GT 9 – Tecnologias do suporte diagnóstico em saúde 

Dia 16/09/2022

09h00 às 10h30: Apresentação dos grupos de trabalho
10h30 às 12h00: Mesa de debate 2 – Da meta à ação: como integrar as políticas?
13h30 às 16h00: Mesa de debate 3 – Construção de uma agenda para a integração das políticas pelo fortalecimento do SUS em um projeto nacional de desenvolvimento na próxima década.
16h00 às 17h00: Leitura e aprovação da Carta do Rio.

Josemar Sehnem – Redação ENFar