MA: Sindicato realiza programação itinerante pelo Dia do Farmacêutico

Farmácias e drogarias de São Luís receberam na sexta-feira (20), a visita da “Blitz SINFARMA”, do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Maranhão, desta vez não para fiscalizar, mas sim, a título de homenagear os profissionais pelo Dia do Farmacêutico. A comitiva passou por vários estabelecimentos, onde, além de felicitar os profissionais plantonistas, entregaram panfletos e cartilhas, e efetivaram novas filiações sindicais.

 

Durante todo o dia, uma vasta programação da entidade em parceria com hospitais públicos marcou a data, com a acolhida dos profissionais farmacêuticos, orientação aos pacientes, realização de serviços rápidos de saúde, como aferição da pressão arterial e glicemia, além de entrevistas nos meios de comunicação sobre os perigos da automedicação e importância do uso racional de medicamentos.

Para o presidente do SINFARMA, Carlos Toledo, “este ano as comemorações pelo Dia do Farmacêutico foi pensada de forma itinerante, onde a entidade se deslocou até os locais onde os colegas estão exercendo as suas funções. Aproveitamos as visitas e conversamos também com os usuários esclarecendo sobre a importância da orientação farmacêutica para o uso racional do medicamento, uma vez que ainda é grande o número de complicações e óbitos causados pela automedicação”, alertou.

A farmacêutica Alice Karla Monteiro, atuante há mais de 10 anos na profissão, se disse surpresa com a blitz e ressaltou com bastante alegria as conquistas do sindicato. “É muito importante que todos os farmacêuticos se sindicalizem. O SINFARMA é atuante e comprometido com as causas trabalhistas; está sempre disponível a nos ouvir e a nos representar junto à classe patronal”, ponderou.

Atualmente no Maranhão existem aproximadamente 4 mil Farmacêuticos, e apenas 668 deles são sindicalizados, um numero ainda inferior para uma categoria de muitos direitos ainda a serem garantidos, por exemplo, a carga horária de 30h/semanais. “Diante do número ainda baixo de adesões, o SINFARMA tem mostrado, nos últimos anos, a sua importância com ações pontuais, entre elas, o reforço das blitz tanto na capital quanto no interior do estado, expondo, dessa forma, a importância e função da entidade”, disse o diretor tesoureiro, Raiflan Matias, que considerou ainda, o aumento do número de filiados como um dos principais desafios desta nova gestão.

O SINFARMA também iniciou nos primeiros dias de janeiro, a campanha “Farmacêutico Solidário”, que tem o objetivo de arrecadar materiais escolares para serem doados a crianças carentes de bairros da capital. As doações podem ser feitas até o final do mês na sede do sindicato, na Casa do Trabalhador, no Calhau, ou então, o voluntário pode ligar na secretaria do órgão, que o mesmo agendará o recolhimento dos materiais.

“O momento também é propicio à solidariedade, uma vez que somos milhares de profissionais e, se cada um contribuir com essa iniciativa, serão mais crianças beneficiadas”, convocou Toledo.

A programação pelo Dia do Farmacêutico prossegue no dia 29, com a final do Torneio de Futebol do Farmaliga, na Casa da Peixada, na Avenida Litorânea. E, para o encerramento das comemorações, o SINFARMA realizará nos dias 03 e 04 de fevereiro, o primeiro curso de Formação Sindical para farmacêuticos.

Fonte: Sinfarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.