II Seminário Integrador do PNVS Comunidade

Na última sexta-feira, 29, foi realizado o II Seminário Integrador do Programa Nacional de Vigilância em Saúde e Participação da Comunidade – PNVS Comunidade. O evento fez parte da 23ª Semana Universitária da UnB, em Brasília e contou com a participação de nomes importantes da área da vigilância em Saúde, representantes de órgãos do governo federal, da Reitoria da UNB, das entidades organizadoras do PNVS Comunidade e do movimento estudantil. O Seminário foi coordenado pela Coordenadora Executiva do Projeto PNVS Comunidade, Astrid Sarmento Cosac. 

A Federação Nacional dos Farmacêuticos foi representada pela sua segunda vice-presidenta, Débora Melecchi. Durante a fala na abertura do evento, Debora destacou a atuação da Fenafar na defesa do papel do Estado fomentador dos serviços públicos, apoiador das Universidades Federais e incentivador dos Projetos de Extensão. 

“Os projetos de extensão são a forma de levar a academia até os territórios, mas principalmente trazer dos territórios os saberes para dentro da academia e vincular isso a Política Nacional de Vigilância em Saúde.” 

Debora destacou também o orgulho em fazer parte como uma das entidades organizadoras do PNVS Comunidade. “É um programa que se consolida e que terá muito futuro contribuindo para as pessoas, para os territórios, para as universidades e para o país.” 

O Diretor da Fenafar e Coordenador Geral de Articulação da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República, Ronald Ferreira dos Santos e toda a equipe de coordenadores e facilitadores do PNVS Comunidade também participaram da atividade  

Ronald destacou a importância da presença da Política Nacional de Vigilância em Saúde nas comunidades. “Nós estamos apresentados os resultados do PNVS – Comunidade, essa parceria entre a UNB o Fórum de Pró-Reitores de Extensão, Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente e Fenafar colocando em prática o preceito constitucional de que ações preventivas devem ser prioritárias e devem acontecer na comunidade. 

O PNVS Comunidade é um programa que contribui de forma expressiva com o fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde no território nacional. Além disso, ele promove a junção entre o serviço, o ensino e a comunidade, o que contribuirá bastante para o fortalecimento da vigilância em saúde e, principalmente, para um SUS mais forte. O PNVS Comunidade está implementando a Política Nacional de Vigilância em Saúde – PNVS – nos espaços da comunidade.