Aula inaugural do Projeto Integra será dia 6/08 com o vice-diretor geral da Opas, Jarbas Barbosa

A aula inaugural do Projeto Integra será realizada pelo vice-diretor geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, no próximo dia 6/08, às 17h. A temática será Direito à Saúde: Custo, Valor, Preço de Tecnologias e Barreiras de Acesso. Os inscritos selecionados vão receber e-mail e devem preencher formulário de confirmação de participação.

A atividade será transmitida ao vivo pelo youtube e facebook do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e também no facebook da Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF).

A live terá como debatedores o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) Jorge Bermudez, o conselheiro nacional de saúde e membro da mesa diretora do CNS Moysés Toniolo e o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald dos Santos. A atividade será moderada pela coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Nair Leite.

Projeto

O Projeto Integra, promovido pelo CNS, Fiocruz, Opas e ENF foi lançado em 14/06 e recebeu mais de 1.800 inscrições, dos quais 400 foram selecionados para participarem desta primeira turma.

O objetivo é construir uma rede de lideranças que devem contribuir para a construção de melhores condições para o enfrentamento aos problemas de saúde, em especial os gerados pela pandemia de Covid-19. Os selecionados terão oito aulas semanais, com temáticas específicas para o debate, entre elas a produção e acesso às vacinas, testagem e rastreamento de contatos na pandemia, desabastecimento em medicamentos, Atenção Básica e Vigilância em Saúde

O público é formado por profissionais e gestores da saúde, conselheiros de saúde, nas três esferas de gestão, movimentos sociais, entidades da sociedade civil organizada, professores, pesquisadores e estudantes. Os inscritos para participarem do projeto devem conferir suas caixas de e-mails e, se selecionados, preencherem o formulário de confirmação de participação. A primeira aula será realizada no dia 2/08.

Confirmação de participação

Os inscritos para participarem do projeto devem conferir suas caixas de e-mails (inclusive spam) e, se selecionados, preencherem o formulário de confirmação de participação. Em meados de setembro, outros 400 inscritos serão selecionados para a segunda fase. A seleção atenderá critérios de paridade regional e de gênero.

As aulas do Projeto Integra também serão etapas preparatórias para o 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêuticas (9º SNCTAF), previsto para ocorrer em junho de 2022.