Planejamento Estratégico da Fenafar define projetos e calendário de atividades

Em três dias de trabalho coletivo, todos os diretores e representantes de sindicatos filiados tiveram a oportunidade de discutir os desafios para a atuação da Fenafar e como enfrentá-los. O resultado desta discussão foi a definição dos projetos e ações a serem desenvolvidas até o final da gestão.

Por Renata Mielli, de Campinas

 

Foram debatidas propostas em 8 eixos: as lutas da categoria, o funcionamento da diretoria da Fenafar, a relação da Fenafar com a política mais geral, a relação com outras entidades do movimento social; estrutura da Fenafar, finanças, formação dos dirigentes sindicais, relação da Fenafar com a base, Comunicação, Jurídico. Nestes eixos, se debateu inúmeras iniciativas e definidas prioridades.

Este é o quinto seminário de planejamento estratégico realizado pela Federação. A facilitação do seminário foi feita pela equipe do Centro de Estudos Sindicais – CES. Para Augusto Petta, coordenador do CES, “a Fenafar é uma entidade bem organizada que já realizou vários planejamentos estratégicos, o que contribui para ser uma entidade com objetivos e rumo. O planejamento faz com que a entidade não atue só em torno das circunstâncias e dos problemas momentâneos, mas que tenha uma visão estratégica, definida de forma coletiva, que orienta esta ação da diretoria”.

O diretor de Relações Institucionais da Fenafar, Rilke Novato, avalia que o planejamento “é fundamental não só pelo fato de planejar as ações da Federação de forma mais organizada, com cronograma definido, mas porque é um espaço, um momento que dá oportunidade para discutir o sentido da Federação, dos sindicatos. É um espaço importante”.

“Achei super interessante o encontro num local que nos fizesse focar no objetivo do planejamento e a dinâmica também foi interessante, porque ele aborda vários temas e é amplo e são temas de grande relevância para a nossa atuação”, avaliou Isabela Sobrinho, diretora do Departamento Jurídico da Fenafar e que participou pela primeira vez de um seminário de planejamento estratégico da Fenafar.

Para Elaine Cristina, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Norte e primeira secretária da Fenafar, que também participou pela primeira vez, “o planejamento foi muito dinâmico, produtivo, e inclusive quero adotar lá no sindicato. É importante para identificar os problemas. Às vezes a gente acha que está tudo bem, mas na dinâmica conseguimos ver as dificuldades e a interação faz com que cada um possa trazer a sua contribuição no sentido de encontrar soluções para enfrentar os problemas.

O calendário aprovado para 2016 foi:

20/21 de Maio – Conselho de Representantes da Fenafar

21 de maio – Reunião da Diretoria Executiva da Fenafar

26 e 27 de Agosto – Reunião da Diretoria Executiva da Fenafar

25 e 26 de Novembro – Conselho de Representantes da Fenafar

26 de Novembro – Reunião da Diretoria Executiva