7º Congresso se manifesta contra bases militares da OTAN na AL

Contra a presença de bases militares da Otan na América Latina,
pela paz e autodeterminação dos povos

Os delegados e delegadas presentes ao 7º Congresso da Fenafar repudiam o processo de remilitarização da América Latina pelos Estados Unidos.

A implantação de novas bases militares do exército estadunidense em solo latinoamericano faz parte da estratégia política do imperialismo de manter controle sobre a região, e espalhar terror e medo. Os EUA utilizam em todo o mundo o seu poder bélico para frear a luta dos povos pela sua autodeterminação.

Na América Latina, continente em que os países têm trilhado caminhos de reafirmação de sua soberania e buscado uma política de desenvolvimento nacional calcada na integração regional e em alianças com países do eixo Sul-Sul, criando um novo pólo político e econômico no mundo, a duplicação de bases militares dos estados membros da Otan tem o claro sentido de intimidar a região.

Não podemos deixar de registrar que o imperialismo estadunidense e seus aliados, sob falsos pretextos, tem atacado e invadido inúmeros países, violando direitos humanos e perpetrando seus crimes contra a população civil e rasgando tratados internacionais.

A Fenafar que sempre hasteou a bandeira da Paz e da soberania repudia a presença dessas bases e a ameaça bélica do imperialismo estadunidense contra os povos.

Florianópolis, 11 de agosto de 2012