Fenafar participa do 40° Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia em Manaus

Teve início no último sábado (14) o 40° Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com o tema “O protagonismo farmacêutico nas práticas de saúde”.

O 40° ENEF tem como objetivo reunir estudantes de Farmácia de todo o Brasil para discutir e elaborar proposições acerca da produção científica, educação farmacêutica, educação em saúde, concepção de saúde, políticas e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), inseridos na realidade brasileira, bem como outras questões pertinentes aos estudantes de Farmácia.

Cecilia Oliveira, diretora da regional Norte da Fenafar, participou da abertura da segunda mesa “Determinantes sociais da saúde” do 40° ENEF e destacou a luta da entidade na valorização do profissional farmacêutico. “Neste evento onde estão reunidos estudantes de todo o Brasil você irão definir o futuro do movimento, bem como elaborar propostas pautadas na educação e atenção farmacêutica, e principalmente, a política e princípios do SUS diante da nossa atual realidade, com tantas propostas para retirar os direitos dos trabalhadores.”

Também estavam presentes o Conselheiro Federal do Amazonas e a diretora do Curso de Farmácia da UFAM. O objetivo da mesa era abordar as políticas nacionais de saúde integral dos grupos sociais vulneráveis e a inserção do profissional farmacêutico na atenção à saúde.

“A Fenafar foi fundada em outubro de 1974 por profissionais que perceberam a importância de ter uma organização nacional que representasse a categoria nos debates fundamentais da valorização do farmacêutico para o avanço do país. São 42 anos de luta pela firmação da identidade do farmacêutico como profissional de saúde indispensável para promover as ações que envolvem o medicamento, desde a sua produção até a orientação correta sobre o seu uso racional. A Fenafar teve um papel decisivo no processo de debate que culminou nas conquistas fundamentais para a sociedade brasileira como a constituição do SUS e a constituição da política nacional de assistência farmacêutica. Em 2014 foi aprovada a Lei 13.021, que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde. A força da Fenafar na luta em defesa do profissional farmacêutico está enraizada na força dos sindicatos, uma vez que a Fenafar é uma entidade que congrega atualmente 21 sindicatos farmacêuticos, somos uma entidade representativa da categoria farmacêutica em nível nacional. E desde 2015 estamos a frente do Conselho Nacional de Saúde”, relatou Cecilia.

“E eu queria deixar nesse evento que vocês pensassem um pouco, tem horas que é preciso saber avançar e recuar. E o nosso objetivo aqui é consensuar estratégias para viabilizar as conquistas necessárias a nossa profissão”, conclui Cecilia.

O ENEF é mais importante evento do Movimento Estudantil de Farmácia (MEF), sendo um espaço plural de discussão, formação e deliberação. O ENEF 2017 acontece do dia 14 até 21 de janeiro.

Fonte: Da redação