Etapas municipais da 17ª CNS projetam o amanhã de um novo dia em todo país

A 17º Conferência Nacional de Saúde já ganha vida de norte a sul do país. As etapas municipais da Conferência, assim como as Conferências Livres de saúde, já estão acontecendo desde novembro, com uma agenda intensa de eventos previstos para os primeiros meses de 2023. Municípios de todo país têm realizado suas conferências municipais preparatórias, elegendo delegados e elencando propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília. 

Cidades de todos os portes têm realizado suas Conferências Municipais preparatórias. Já foram realizadas conferências nas cidades de Maringá (PR), Gravataí-RS, Imperatriz (MA), Gurupi (TO), além de capitais como Recife (PE). Cidades com Santarém-PA e Araguaína (TO), têm sua atividade agendada para acontecer ainda neste mês de janeiro.

Já as Conferências Livres preparatórias, que nesta edição podem elencar propostas para a etapa nacional, também acontecem em todo Brasil nos primeiros meses de 2023. As Conferências livres devem seguir o rito formal para eleger pessoas delegas, assim como para que sejam parte do relatório final da etapa nacional. A 2ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde, por exemplo, que acontece no Rio de Janeiro de 02 a 03 de fevereiro, faz parte desse tipo de atividade preparatória.

Materiais para as Conferências 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) elaborou uma série de materiais que podem ser utilizados nas conferências de saúde dos conselhos municipais, estaduais e distrital, assim como nas demais etapas preparatórias promovidas para a 17ª CNS. Neste documento você pode acessar vídeos, cards e banners para redes sociais, logomarcas, vinhetas e apresentações, entre outros, que podem subsidiar os debates e ajudar na divulgação da sua conferência.

Vídeo 

O vídeo “17ª Conferência Nacional de Saúde – Amanhã vai ser outro dia” traz a visão de conselheiras e conselheiros nacionais de saúde sobre a importância da realização do processo da Conferência, assim como reflexões sobre o momento histórico da realização dessa edição. “Chegarmos à 17ª CNS, depois de passar por um período turbulento no Brasil, é uma conquista do Controle Social brasileiro”, afirma no vídeo Fernando Pigatto, presidente do CNS. 

17ª Conferência Nacional de Saúde – Amanhã vai ser outro dia

Documento Orientador

O documento orientador visa contribuir com todos os diálogos que acontecerão na sociedade ao longo deste processo. Ele reúne reflexões, desafios e perspectivas acumuladas no âmbito do controle social, organizadas em quatro eixos: O Brasil que temos e o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos, todas e todes. Acesse o documento orientador e a apresentação.

Cartilha de Apresentação da 17ª CNS 

Também está disponível como material de apoio para a realização dos eventos a Cartilha de apresentação da 17ª CNS, em formato digital e físico (consultar CNS para aquisição).

Documentos 

No site da 17ª Conferência, também é possível consultar o regimento e as resoluções da 17ª CNS. Acesse e confira: http://conselho.saude.gov.br/17cns

Comunicação Colaborativa 

O CNS e a Comissão de Comunicação da 17ª CNS estão organizando uma equipe de comunicadores para cobertura da etapa nacional. Se você é profissional de comunicação e está interessado em colaborar com a produção de reportagens, vídeos, fotos, posts para redes sociais e outros registros das atividades, basta preencher o formulárioda Rede Colaborativa de Comunicadores da 17ª CNS.

Fonte: CNS