Sinfarce e Fenafar realizam Seminário sobre Reforma Trabalhista

O Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará, em parceria com a Fenafar, realizou na útlima segunda-feira (18) o Seminário com o tema “Reforma Trabalhista e o desafio para a profissão Farmacêutica”. O presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, participou do evento.

O encontro reuniu os principais especialistas na área, líderes sindicais e juristas. O objetivo do seminário foi repercutir as mudanças nas relações trabalhistas após aprovação da Reforma.

Representantes de sindicatos de vários estados colaboraram com as três mesas redondas e debateram, juntos, as principais estratégias diante da retirada de direitos e retrocessos impostos pelo atual governo. A principal tônica do encontro foi: Resistir!

Para Lavínia Magalhães, Presidente do Sinfarce, “é preciso reconstruir a luta. Estamos começando do zero; estamos vivendo momento único no país. Precisamos estar coesos, firmes em nossos propósitos; precisamos conscientizar acerca da relevância da participação nos movimentos sindicais ou, infelizmente, estaremos em exponenciais dificuldades.”

O presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, reafirmou a importância da unidade da categoria para enfrentar o desmonte dos direitos trabalhistas. “Temos que resistir unidos, porque os patrões querem nossa desunião para explorar e não garantir os nossos direitos. Também atacam nossa organização. Por isso, mais do que nunca o sindicato é o único que pode garantir algum resguardo e segurança para os trabalhadores”.

Os farmacêuticos presentes puderam tirar dúvidas e conhecer mais e melhor a temática de grande gravidade para os trabalhadores.

A Advogada do Sinfarce, Dra. Lidianne Uchôa e o Advogado e Diretor da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Dr. Harley Ximenes, foram categóricos ao afirmarem, em suas apresentações, a importância da união entre os trabalhadores para que seja possível, assim, diante dos ataques da Reforma, continuar aplicando os preceitos jurídicos em defesa do trabalhador.

Dr. Harley Ximenes, abordou o tema “A Reforma Trabalhista e o direito ao acesso à justiça”, salientando os obstáculos inerente às novas alterações. “As Convenções não asseguram mais nada! Estamos vivendo um momento muito sério!”

Os dirigentes do Sinfarce, presentes ao encontro, também fizeram esclarecimentos acerca da luta. Thiago Magalhães, apresentou ainda, na ocasião, a CASF Nacional (Clube de Assistência ao Farmacêutico) e expôs os novos convênios firmados pelo Sindicato em benefício do trabalhador.

Ronald Ferreira dos Santos, Presidente da Fenafar, elogiou o trabalho do Sinfarce e ponderou que esses e outros ataques ferem o direito do cidadão em acessar à saúde. “Não é, apenas, as categorias que perdem com esse novo momento; é a sociedade!”

Assista ao vídeo do presidente da Fenafar sobre o seminário.

Da redação com Sinfarce