Fentas faz balanço dos debates nas comissões do CNS

O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde reuniu-se na última quarta-feira, 5, na sede do Conselho Federal de Nutricionistas. Participaram da reunião o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, e a diretora de Organização Sindical da Fenafar, Débora Melecchi.

A reunião fez um debate sobre os principais temas em pauta atualmente no Conselho Nacional de Saúde e fez um balanço, uma prestação de contas, da participação das entidades representativas dos trabalhadores nas várias comissões do Conselho.

“Hoje uma comissão que tem tido muito destaque é a Comissão de Recursos Humanos e Relações do Trabalho, que se debruça em uma proposta de matriz modelo para todos os cursos da saúde, de maneira que possamos ter um parâmetro concensuado para as diretrizes curriculares de todas as áreas da saúde”, explica Débora Melecchi.

Ela conta, também, que o fato de, neste último período, ter sido feita uma discussão sobre as residências multiprofissionais e de o Conselho Nacional de Saúde ter passado a compor a Comissão Nacional das residências, deu ainda mais peso para essa discussão.

Outro tema importante da reunião do Fentas foi o aprofundamento que o CNS vai dar para a discussão desta reformulação da política de atenção básica. “Apesar de ainda ser muito incipiente, estamos atentos. E nesta sexta-feira (7) será discutida pelos conselheiros uma proposta que o governo está construíndo sobre este tema”, alerta Débora.

Também foram discutidas as duas Conferências que estão em andamento: a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que as etapas municipais e macro regionais já estão ocorrendo, e a 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres, cuja etapa nacional será nos dias 17 a 20 de agosto.

Da redação