Lançado o caderno de debates do 10º Congresso da Fenafar

Buscando propiciar a construção coletiva das deliberações em torno do 10° Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos, que acontece em Salvador(BA) de 03 a 06 de agosto de 2022, bem como a mobilização dos seus 23 Sindicatos filiados, a Fenafar apresenta o caderno de debates  com as teses a serem discutidas por todos os farmacêuticos brasileiros.

Uma LIVE  com a participação de diversos diretores da entidade, foi transmitida a partir do gabinete da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que é farmacêutica e uma das construtoras, junto com os farmacêuticos, seus sindicatos e a Fenafar, das grandes lutas e conquistas da categoria

Ao lado da parlamentar, o presidente da Federação, Ronald Ferreira dos Santos destacou a tradição da entidade de apresentar, de forma organizada, as teses que são resultado da construção coletiva das farmacêuticas e farmacêuticos.

“Nosso objetivo é lançar esse caderno de teses com o conteúdo acumulado, procurando fazer a ligação com a realidade dos profissionais farmacêuticos, em cada local de trabalho”, disse. O foco central do documento é o trabalho farmacêutico e a ciência em favor da vida no Brasil do século XXI.

O lançamento do caderno de teses tem um papel muito importante para o nivelamento das informações sobre a atualidade conjuntural e a inserção da atividade farmacêutica no momento em que vivemos no Brasil, apontou a deputada Alice Portugal. “O caderno de teses será o caminho a ser seguido pelos farmacêuticos nesse período”, disse.

A deputada destacou as batalhas que estão sendo travadas no parlamento, especialmente no âmbito da Frente Parlamentar de Assistência farmacêutica, que está em franca atividade, e que luta, por exemplo, contra a possibilidade de instalação de consultórios médicos dentro de farmácias e a venda de medicamentos em supermercados.

A apresentação do caderno de teses foi feita pelo presidente Ronald dos Santos e acompanhada por diversos diretores da Federação e dos sindicatos e por farmacêuticas e farmacêuticos em todo o país.

Caderno de teses
Há no documento um balanço da gestão, suas principais lutas e atividades desenvolvidas ao longo dos últimos 4 anos e também uma avaliação dos grandes acontecimentos recentes, buscando localizar o farmacêutico nesse contexto, desvendando a conjuntura do Brasil e do mundo do ponto de vista da economia e do trabalho.

Um bloco de reflexões importantes, presente no caderno de teses, trata da situação da saúde no Brasil, os reflexos dessa situação no SUS e na atuação do farmacêutico. O documento propões a construção de soluções conjuntas visando superar esse momento.

Outro tema em destaque no caderno diz respeito a categoria farmacêutica. O documento levanta dados sobre o trabalho e o comportamento do mercado farmacêutico que tem sofrido transformações aceleradas impactando diretamente na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores.

O caderno de teses também destaca de forma muito abrangente a questão da assistência farmacêutica, área que foi profundamente afeada pela pandemia de Covid-19. Nesse ponto, o documento procura apontar quais os desafios que a categoria deve enfrentar de forma conjunta.

O processo de formação dos farmacêuticos também mereceu destaque na tese, com destaque para os debates em torno da luta contra os cursos de farmácia 100% em EAD e da mercantilização crescente do ensino, além da defesa de um estado soberano que possa produzir tecnologia e fazer ciência.

Delegados eleitos
A escolha dos delegados para o 10º Congresso da Fenafar já está ocorrendo, até o dia 04 de julho de 2022 em assembleias estaduais convocadas pelos sindicatos através de edital para a discussão dos temas e eleição os delegados e suplentes.

O número de delegados eleitos deverá ser proporcional ao número de farmacêuticos inscritos nos estados de acordo com os números do CFF em 2017. Para a primeira fração de até 2000 farmacêuticos serão eleitos cinco delegados e para cada fração posterior de até 2000 farmacêuticos será eleito mais um delegado.

Conheça o caderno de teses.
Assista a live pelo YouTube/fenafar
Fonte: Fenafar