Sinfarpe Alerta: Não ao assédio moral! FARMACÊUTICO NÃO É BALCONISTA!

Na última reunião da Plenária do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), ocorrida na sexta-feira, dia 24, a presidente do Sinfarpe, Veridiana Ribeiro, propôs ao Pleno da autarquia a adoção de medidas para acabar com o assédio moral pelo qual vem passando os profissionais que trabalham nas farmácias das grandes redes no Estado.

 

 

Segundo denúncias registradas pelo sindicato, 80% dos farmacêuticos desempenham funções de balconistas nos seus horários de expedientes, uma vez que e as empresas estão tratando o atendimento ao cliente como uma atividade secundária.

De acordo com as denúncias, além de entrarem nas escalas de balconistas, os profissionais têm sido usados para outras funções, como trocar botijões de água e lavar banheiros. “Temos recebido muitas reclamações e queremos uma fiscalização mais intensa neste sentido. O trabalhador está sofrendo assédio moral e desvalorização profissional. Isso tem causado estresse e muitos transtornos para a categoria. Não vamos aceitar este tipo de assédio moral. Farmacêutico não é balconista e precisa ter sua profissão respeitada!”, enfatizou Veridiana em sua fala e anunciou que a entidade sindical já está tomando as medidas cabíveis para apurar os fatos.

Mas para que a atuação do Sinfarpe seja efetiva, segundo a presidente do sindicato, é essencial a fiscalização do CRF, a exemplo do que aconteceu na Bahia, onde o Conselho Regional de Farmacia do estado aprovou uma deliberação sobre assédio moral. Em seu questionamento, ela pediu que o exemplo fosse seguido em Pernambuco. A presidente do Conselho pernambucano então acatou a proposta e assumiu o compromisso de tomar medidas neste sentido até o final do ano. Após expor a situação na Plenária, o número de denúncias de assédio moral nas farmácias, tanto nas grandes como nas de pequeno porte, praticamente duplicou no Sinfarpe.

Fonte: Sinfarpe