Dia do Farmacêutico! Nossa homenagem aos homens e mulheres que se dedicam a defender a vida

Os farmacêuticos e farmacêuticas são profissionais que possuem no centro do seu fazer profissional o cuidado. Seja qual for nossa área de atuação — na produção de fármacos e indústria de insumos, na vigilância em saúde, na indústria alimentícia, de cosméticos, no saneamento, na prestação de Assistência Farmacêutica na Unidade Básica de Saúde, no Hospital, nas análises clínicas —, nosso propósito, nossa missão é trabalhar para que as pessoas tenham direito à saúde, tenham direito a uma vida digna.

Neste 20 de janeiro de 2021, a comemoração do dia do farmacêutico é diferente. Em meio a uma pandemia que já deixou mais de 210 mil mortos no Brasil, homenageamos nossa categoria ressaltando a importância da ciência, da pesquisa. Destacamos o papel das nossas instituições públicas, como o Butantan e a Fiocruz, que não mediram esforços, mesmo diante de um dos momentos de maior dificuldade econômica, para buscar uma vacina que pudesse proteger nosso povo.

Nossa homenagem é para todos e todas que ergueram a cabeça e não se deixaram abater diante de um vírus desconhecido e, muito menos, diante do negacionismo e da irresponsabilidade de um governo que não tem nenhum compromisso com a vida.

Estivemos unidos, nós farmacêuticos e farmacêuticas, aos demais profissionais de saúde na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19 e ao descaso do governo.

E, nesta semana, o reconhecimento nacional e internacional diante das vacinas desenvolvidas no Butantan e na Fiocruz mostram que nosso esforço incansável saiu vitorioso. Derrotamos o discurso anti-vacina e vamos conter o novo coronavírus.

Ainda há muito a fazer. Infelizmente, é preciso persistir na produção de informação sobre a vacina, bombardeada pela avalanche de fake news disseminada pelos seguidores do governo e dos negacionistas. Também há muito trabalho para levar a vacina para todo o Brasil e garantir a imunização de todos e todas.

Mas o compromisso da nossa categoria é com a vida digna, é com a defesa do Sistema Único de Saúde e com a democracia. Por isso, neste Dia do Farmacêutico, nossa comemoração é uma forma de determinação e persistência.

Vamos derrotar o vírus!

Vamos derrotar o fascismo!
#EmDefesadaVida
#EmDefesadoSUS
#Vacinaparatodos

Ronald Ferreira dos Santos
Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos