Projeto de formação que reunirá 300 lideranças em defesa do SUS pelo Brasil será lançado dia 14 de junho

A live de lançamento contará com participação de Fernando Pigatto, presidente do CNS, Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz e Silvana Nair Leite, coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos.

Com o objetivo de formar uma rede de de lideranças brasileiras, que participarão de um ciclo de atividades online e seminários, o “Projeto Integra – articular políticas públicas para fortalecer o direito à Saúde”, será lançado dia 14 de junho, às 17 horas, em live transmitida no youtube e facebook do Conselho Nacional de Saúde (CNS); e também no facebook da Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF). Em discussão, as possibilidades de integração de políticas de saúde, em contexto de pandemia de Covid-19.

A iniciativa é assinada pelo CNS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ENF, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 300 participantes de todos os estados serão selecionados. O objetivo é promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.

Live de lançamento

A live contará com participação de Fernando Pigatto, presidente do CNS; de Marco Krieger vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz; de Silvana Nair Leite, coordenadora geral da ENF; e contará com mediação de Ronald dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Rede para integração de políticas

Com o projeto, a ideia é constituir uma rede de lideranças que devem contribuir para a construção de melhores condições nacionais para o enfrentamento aos problemas de saúde, em especial os gerados pela pandemia de Covid-19. Nesse contexto, o projeto irá promover debates sobre as ações de combate à pandemia, com a realização de etapas preparatórias do 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêuticas (9º SNCTAF), previsto para ocorrer em junho de 2022, 

O Relatório Final do 9º SNCTAF, que será construído com a colaboração de todos os participantes, subsidiará debates e audiências públicas na Câmara e no Senado Federal, nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras Municipais, nas Universidades e nas Coordenações Regionais da Fiocruz. Entregar para os candidatos à presidência, deputados, senadores e outros.

Inscrições e Metodologia

Após a live de lançamento, as inscrições para o projeto ficarão abertas entre 14 de junho e 15 de julho, via formulário que será disponibilizado no site das instituições envolvidas. O curso online ocorrerá em quatro etapas ao longo de 2021 e 2022.

1ª fase: Após a divulgação da lista de selecionados, as turmas de formação começam em 2 de agosto de 2021. 

2ª fase: A partir de janeiro de 2022, serão realizados encontros regionais preparatórios para o 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (9º SNCTAF).

3ª fase – Realização do 9º SNCTAF e aprovação do Relatório Final, que deverá ocorrer em junho de 2022. 

4ª fase – Divulgação do produto final do projeto, consolidado em torno do relatório final que será aprovado no 9º SNCTAF. 

Perfil dos participantes

O intuito é envolver profissionais e gestores da saúde, conselheiros de saúde, nas três esferas de gestão, movimentos sociais, entidades da sociedade civil organizada, professores, pesquisadores e estudantes. A seleção atenderá critérios de paridade regional e de gênero. O Projeto Integra visa contemplar as 117 macrorregiões de Saúde do país, ofertando pelo menos uma vaga para cada uma delas, e o restante das vagas será proporcional à população em cada região.

Para os participantes do controle social do SUS, será respeitada a paridade em relação aos(às) usuários(as) e as proporções dos demais segmentos: gestores(as) e trabalhadores(as) da Saúde. Além disso, a seleção dos interessados respeitará a diversidade e proporcionalidade em relação ao gênero, faixa etária, raça/cor/etnia e pessoas com deficiência nas regiões do país.

Mais informações

O que: Live de lançamento do Projeto Integra

Quando: 14 de junho às 17h.

Acesso: Facebook e Youtube do CNS; e facebook da ENF

Link para inscrições: (será divulgado no dia da live)

Fonte: Ascom CNS/ENF/Fiocruz